Exame/PCS
Em vez de um lápis de cor, um pedaço de madeira. No lugar da mochila, um saco de mandioca. No Brasil, de acordo com o IBGE, o trabalho infantil aumentou 4,5% entre 2013 e 2015.
Há 3,3 milhões de crianças e adolescentes com idade entre 5 e 17 anos que trabalham de alguma forma. Para promover a reflexão e o debate sobre a questão, a Agência Um criou para o Ministério Público do Trabalho uma campanha que traz à tona a triste realidade.
O resultado é uma exposição de objetos que refletem as realidades de choque experimentadas por pessoas que tem sua escola e sua infância negadas por causa do trabalho infantil. A mostra vai acontecer em lugares públicos; e que evidenciam, em forma de arte, um problema que deve ser combatido por todos.
O trabalho de comunicação também conta com um website que traz histórias reais de crianças, que tiveram sua infância prejudicada pelo fato de terem que trabalhar.
Nele também há dados sobre a realidade do trabalho infantil no Brasil, assim como fotos e vídeo da exposição. Com a assinatura “Trabalho infantil. Se você se cala, ele não para.”, a campanha ainda conta com algumas peças de mídia impressa.