Keila Flores
Com o objetivo de conscientizar a população sobre a destinação correta do lixo, na manhã desta sexta-feira (08), um grupo de voluntários denominados “Amigos do Turismo de Coxim” realizou um mutirão de limpeza na estrada que dá acesso ao pantanal de Coxim, no trecho entre a UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) e escadaria do Cristo Redentor.
Segundo os organizadores, a equipe de trabalho foi composta por 17 pessoas que conseguiu coletar e remover aproximadamente 4,5 toneladas de lixo.
Dentre o material encontrado na estrada continham remédios, lixo doméstico comum, pneus, sofás velhos, eletroeletrônicos, animais mortos, roupas e calçados, móveis quebrados, peças de ferro-velho, entre outros. Para retirar todo este lixo foi necessária a utilização de dois caminhões e uma pá carregadeira.
Além de recolher e dar a destinação correta para o lixo, o grupo afixou placas educativas ao longo do trecho.
De acordo com um dos idealizadores do projeto, o turismólogo Ariel Albrecht a ideia desta ação surgiu por meio de conversas no grupo “Turismo Coxim” num aplicativo de bate-papo e foi extremamente positiva para o município.
“O projeto é de responsabilidade do representante comercial, Flávio Augusto Magalhães, no entanto a iniciativa é do grupo de whatsapp TURISMO DE COXIM, onde surgiu a discussão acerca da necessidade de se fazer algo pela referida localidade. Daí foram cerca de duzentas mensagens trocadas até sair o projeto “MINHA BELA ESTRADA PANTANEIRA”, que prevê dois mutirões de limpeza, bem como duas campanhas de mídia anuais, para tentarmos efetivamente coibir tal prática: a de destinar lixo naquele local”, explicou.
Ainda segundo Ariel, serão quatro ações anuais, uma a cada três meses. Até o momento o projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Obras de Coxim, Maçonaria, Exata Comunicação Visual, Rádio Vale do Taquari, Polícia Militar e Polícia Militar Ambiental.