CE/PCS
Pessoas que receberam somente a primeira dose da vacina contra Covid-19 estão se contaminando pelo vírus por abandonar as ações de biossegurança.
De acordo com a infectologista e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Ana Lúcia, as pessoas que tomaram apenas um das duas doses dos imunizantes contra a covid estão tendo a falsa sensação de segurança total e estão abandonando os cuidados básicos, ocasionando a contaminação pelo vírus que gera o agravamento da pandemia.
"As pessoas acreditam estarem imunizadas porque tomou uma dose da vacina, você só está vacinado, isso significa que os cuidados devem continuar, mas elas não estão se protegendo e estão se contaminando, registramos casos graves e até mesmo óbitos nessas circunstancias"
Até o momento o Brasil e consequentemente o Mato Grosso do Sul administraram somente vacinas divididas em duas doses, sendo a CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer.
A primeira dose significa que o indivíduo foi vacinado, a segunda dose conclui o processo de imunização deste.
Segundo Ana Lúcia, o agravamento da pandemia não está ligado somente aos vacinados que não estão se cuidando, mas também a população em geral que não se sensibiliza com a própria situação que tem vivido, indo contra todas as medidas de segurança.
"Nossa vacinação está lenta, não temos possibilidade de abertura de novos leitos, a única forma de controlar a contaminação é fazendo aquilo que estamos orientando há cerca de um ano e meio, usar máscara, distanciamento social, sair apenas quando necessário, essas ações salvam vidas", disse a especialista. Situação de Mato Grosso do Sul
Sem a possibilidade de abertura de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) o Estado já teve de transferir uma paciente para Rondônia nesta quarta-feira (2).
Ao todo, 30 pacientes devem ser enviados para outros estados para obterem tratamento contra Covid.
Neste feriado de Corpus Christi, Mato Grosso do Sul confirmou 2.470 novos casos de Covid-19 nas últimas 24h.
O número é o maior registrado nesta semana e se aproxima do último recorde de confirmações, quando foram confirmados 2.998 novos casos na semana passada.
No Estado, 59 pessoas também perderam suas vidas de ontem para hoje, totalizando então 6.976 mortes pelo Coronavírus.