Metro/PCS
Quase metade (47,3%) dos consumidores brasileiros irão se “autopresentear” neste ano, principalmente as mulheres (53%). Os presentes mais comprados devem ser roupas (53,7%), calçados (33,8%), perfumes/cosméticos (24,8%) e smartphones (17,2%).
A pesquisa é do SPC Brasil e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), com 1.341 pessoas nas 27 capitais brasileiras.
A prática é justificada por esses entrevistados principalmente pela oportunidade de se presentear comprando coisas de que precisam (46%). Mas também muitos (39,2%) admitem que se darão presentes porque acham que merecem.
Na média, a intenção de compras é de dois presentes para si mesmo, com um tíquete médio de R$ 155,84 para cada um. “Muitas pessoas sentem a necessidade de recompensar a si mesmas depois de terem enfrentado dificuldades ao longo de todo o ano, é natural”, diz o educador financeiro do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e do portal Meu Bolso Feliz, José Vignoli.
“Por causa de um ato impensado de consumo, muitas pessoas passam vários meses pagando despesas para as quais não estavam preparadas. O mais recomendável é sempre fazer um planejamento e definir o quanto pode gastar”, alerta Vignoli.