NM/PCS
Provavelmente todos os dias quando vai cozinhar refoga o alho com azeite ou manteiga. Bem, saiba que desta maneira não consegue aproveitar bem todas as propriedades do alho.
Assim vai destruir a alicina, princípio ativo presente no alho responsável pelos seus benefícios medicinais.
Isto acontece porque a enzima que produz a alicina não é ativada até que entre em contato com o ar e quando entra em contato com o calor é facilmente destruída. Como ressalta o site Healthy Food Star, basta um minuto em óleo ou azeite bem quente para que se perca todos os benefícios da alicina presente no alho.
Para aproveitar todos os benefícios do alho, é preciso partir o alho numa tábua e deixá-lo ‘repousar’ por cerca de dez minutos, antes de colocá-lo na panela. Mas, o mesmo site explica que é ainda melhor que esmague o alho ao invés de cortá-lo.
O alho também pode ser consumido na forma de óleo em cápsulas ou sucos.
Qual a quantidade diária de alho que podemos consumir? A maioria dos estudos relatou que benefícios do consumo do alho foi feita com 20g diárias de alho cru. Consumir exageradamente alho pode causar distúrbios gastrointestinais, entre outros problemas para o organismo.
O alho pertence à família das liliáceas, da qual também fazem parte a cebola, a cebolinha, o alho-poró e a cebola de cheiro. Existem cerca de 88 espécies de alho no mundo.