VERSÃO DE IMPRESSÃO
Coxim
02/07/2014 09:00:00
MPF/MS instala nova unidade em Coxim e atenderá 8 municípios da região norte
Moradores do norte de Mato Grosso do Sul agora contam com a presença física do Ministério Público Federal (MPF) na região.

Assessoria

Foto: Divulgação
Moradores do norte de Mato Grosso do Sul agora contam com a presença física do Ministério Público Federal (MPF) na região. Uma unidade da Procuradoria da República foi instalada em Coxim e deve atender cidadãos de 8 municípios: Alcinópolis, Costa Rica, Coxim, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora. A sede está localizada na Rua Herculano Pena, nº 377 - Centro, em frente à Praça do Pé de Cedro. Ao todo, seis servidores e um procurador da República estão lotados no local.
A instalação da unidade integra projeto nacional de ampliação do Ministério Público Federal nos estados. Proximidade com os cidadãos A Procuradoria da República em Coxim (PRM/Coxim) foi criada pela Lei nº 10.771, de 21 de novembro de 2003. Durante quase 11 anos, os trabalhos foram realizados em Campo Grande, até que portaria da Procuradoria Geral da República (PGR) - nº 135, de 29 de março de 2012- determinou a instalação física da PRM e designou procurador para atuar junto à Justiça Federal do município.nbsp; Com a nova unidade, o Ministério Público Federal pretende aperfeiçoar a atuação na região e aumentar a proximidade com os cidadãos. “A instalação da sede em Coxim torna o Ministério Público Federal mais próximo dos cidadãos e cidadãs da região. A unidade física também aumenta o poder de fiscalização e de combate a ilegalidades”, destaca o procurador-chefe, Pedro Paulo Grubits.nbsp; O protocolo e a Sala de Atendimento ao Cidadão já estão em funcionamento, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18h.nbsp; O MPFnbsp; O Ministério Público Federal trabalha na defesa dos direitos sociais e individuais indisponíveis – aqueles que a pessoa não pode abrir mão, como o direito à vida, à liberdade e à saúde. A instituição fiscaliza a aplicação das leis, protege o patrimônio público e zela pelo efetivo respeito dos órgãos públicos aos direitos assegurados na Constituição. Meio ambiente; improbidade administrativa; direito de índios, quilombolas e ribeirinhos; aplicação de verba pública; fiscalização da atividade policial; eleições; direitos de pessoas com deficiência e combate a crime são algumas das áreas em que o MPF atua, especialmente quando há envolvimento de verba da União ou de instituição pública federal.nbsp; No combate às irregularidades, o Ministério Público realiza investigações e ajuíza ações (civis e criminais) na Justiça Federal. Os cidadãos podem contribuir com o MPF encaminhando informações sobre possíveis ilegalidades pessoalmente ou pelo site http://cidadao.mpf.mp.br/.