VERSÃO DE IMPRESSÃO
Coxim
16/02/2016 11:19:00
Ações da Prefeitura se intensificam no combate ao Aedes Aegypti

Assessoria/AB

Foto: Soldado Silva Jesus 47º BI

As ações da Prefeitura de Coxim se intensificam no combate ao Aedes Aegypti, além das ações rotineiras, como o recolhimento bimestral de pneus, visitação a imóveis e ao comércio, do fumacê realizado ao amanhecer e ao anoitecer, serão intensificadas as limpezas nos bairros onde o índice de foco do mosquito são maiores, na busca de eliminar os criadouros do mosquito que transmite a dengue, a febre Chikungunya e a Microcefalia causada pela infecção por Zika Vírus.

De acordo com o prefeito Aluizio São José foi elaborado um cronograma de limpeza pelos bairros e localidades de Coxim que desde a segunda semana de janeiro está sendo realizada. “Determinei que as escolas, postos de saúde e Praças Públicas sejam limpas, se já não foram, até o final do deste mês”.

O combate ao Aedes Aegypti ganhou reforço das forças armadas em dezembro passado, quando o 47º Batalhão de Infantaria colocou militares na realização de uma força-tarefa em parceria com as Gerências de Controle de Vetores, Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária, juntamente com servidores das Secretarias Municipais de Saúde, de Obras, Sanesul e o Serviço de Limpeza Pública, na eliminação dos focos do mosquito.

No entanto, o período de chuvas comum desde o início do ano, tem colaborado o acúmulo de água parada e consequentemente com a proliferação do mosquito. Por isso, o prefeito Aluizio São José decidiu junto ao secretário municipal de Saúde, Rogério Souto, intensificar as ações de combate para diminuir o índice de infestação do mosquito, mas para que isso se torne realidade se faz necessária à participação maciça da população. “Contamos com a população para que nos ajude, pois cerca de 80% dos criadouros estão nas casas e quintais das famílias”, disse o prefeito.

No último sábado (13) o 47º BI somou esforços aos agentes de endemias e vetores da Prefeitura de Coxim, empregando 18 viaturas e 444 militares na “guerra” contra o mosquito. Nesta oportunidade foram visitados 7748 imóveis na cidade de Coxim e distrito de Silviolândia.

O Dia Nacional de Esclarecimento, como ficou conhecido a Campanha Nacional de Combate ao Aedes Aegypti, teve a finalidade principal de aprofundar o nível de conscientização quanto à gravidade do problema e ao grau de responsabilidade de todos os cidadãos no combate ao mosquito.

Ainda contando com o apoio dos militares, a Prefeitura de Coxim realiza, desde esta segunda-feira (15) até a sexta-feira (19), o “Mutirão de Erradicação de Focos de Proliferação do Mosquito e Descontaminação”. A ação é desenvolvida, junto à população de áreas urbanas e de maior risco, para o combate e a erradicação de focos do mosquito.

O prefeito Aluizio e o secretário Municipal de Saúde, Rogério Souto fazem um apelo aos moradores para que recebam os militares e os agentes de endemias para que todos possam saber como combater esse mosquito que tem transmitido três doenças, atingindo até os bebês como no caso do Zika Vírus que causa a microcefalia.

Segundo o secretário, o foco principal está dentro dos domicílios onde há acúmulo de água como, por exemplo, dentro de galinheiros, atrás de geladeiras, calhas, latas, bebedouros de animais, garrafas pet, vasos de planta, pneus, entre outros locais dentro dos imóveis.

Souto disse que a secretaria de saúde do município tem procurado trabalhar em conjunto com a população para reverter o índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti, e alertou que é primordial que a comunidade coxinense tenha a devida consciência do perigo e mantenha os quintais limpos, e livres de possíveis focos.

Ainda de acordo com o secretário, o fumacê está rodando todos os dias, no começo da noite e ao amanhecer, em todos os bairros de Coxim, pois estes são os horários ideais para se combater o Aedes. Souto recomendou que, quando o fumacê estiver passando pelas ruas, os moradores abram as janelas para que o inseticida possa fazer o efeito desejado e salientou que a fumaça não prejudica a saúde das pessoas, apenas combate os mosquitos.

A secretaria de saúde de Coxim informou ainda que nas quatro semanas de janeiro foi feita 3.789 visitas a domicílios, eliminados 780 focos e 9.580 criadouros do mosquito Aedes Aegypti. A prefeitura de Coxim faz ações preventivas constantes, no início deste mês foram recolhidas oito toneladas de pneus na cidade, ação realizada a cada dois meses no município.

O prefeito Aluizio São José disse que a ação da Prefeitura é constante, seja na limpeza pública, ou na atuação dos agentes municipais junto à população. “A limpeza pública tem sido intensificada pelos bairros, praças, escolas e órgãos públicos. Determinei que até o final do mês, seja realizada a limpeza nas praças, escolas e postos de saúde. Bem como a limpeza nos bairros e centro da cidade continue. Com o reforço do 47º BI poderemos agir em mais pontos da cidade e eliminar os focos do mosquito, no entanto, reafirmo a participação da população é primordial”.

Foto: Soldado Silva Jesus 47º BI
Foto: Soldado Silva Jesus 47º BI