Da assessoria/LD
Turismo de Familiarização, ou como é mais conhecido “Fam Trip” tem início nesta sexta-feira (18) quando nove operadores e agentes de turismo europeus especializados em formatação e venda de pacotes para o Brasil, principalmente da Bélgica, Holanda e Alemanha, desembarcam em Campo Grande com destino a alguns municípios da região Norte, entre eles Coxim, e encerram a viagem em Goiás.
“Fam Trip”, ou “Fam Tour”, são, respectivamente, formas abreviadas das expressões em inglês “familiarization trip” e “familiarization tourism”, significando, desta forma, “viagem de familiarização” e “turismo de familiarização” em português. Trata-se de uma importante ferramenta de marketing muito utilizada no segmento do turismo mundo a fora quando, normalmente, um grupo de empresários de uma mesma localidade, geralmente ligados a hotéis, restaurantes e atrativos turísticos, une-se para oferecerem uma viagem de cortesia para representantes de agências e operadoras de turismo no intuito de promover um determinado receptivo.
O objetivo geral é realizar um Fam Trip com agentes e operadores de turismo europeus em parceria com as prefeituras dos municípios de Alcinópolis, Costa Rica, Coxim e Mineiros para promoção operacional e comercial do roteiro turístico EMAS-Pantanal no exterior.
De acordo com o Turismólogo e gerente de Turismo de Coxim, Ariel Albrecht a vinda dos agentes visam o desenvolvimento do turismo regional da Região Norte, pois muitos estrangeiros já estão cansados dos tradicionais roteiros oferecidos quando escolhem como destino o Brasil.
“Nosso intuito é promover práticas de operação e agenciamento dos produtos e serviços turísticos da região no mercado turístico europeu; alavancar a imagem mercadológica dos Pantanais da Rota Norte de MS, do Parque Nacional das EMAS, da Rota Arqueológica de Alcinópolis, da APA Sete Quedas do Rio Verde, do Parque Estadual das Nascentes do Taquari e do Parque Municipal Salto do Sucuriú no mercado turístico internacional; Incrementar a demanda turística na região; Gerar emprego e renda na região com a promoção do turismo contemplativo e do ecoturismo; Gerar divisas para os municípios da região; Resgatar e projetar a identidade cultural das comunidades envolvidas nos roteiros”, esclareceu o turismólogo.
Serão seis dias de visitação na região; incluindo seis pernoites; com visitação de sete atrativos: APA das Sete Quedas do Rio Verde, Rio Taquari, Pantanal de Paiaguás, Parque Natural Municipal Templo dos Pilares, Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú, Parque Estadual das Nascentes do Taquari e Parque Nacional das Emas. Envolvendo oito municípios: Campo Grande, Rio Verde, Coxim, Alcinópolis, Costa Rica (todos em MS) e Chapadão do Céu, Mineiros e Rio Verde (em Goiás).
O presidente da Rota Norte de MS, Cotonete conta que há doze anos foi criada a Rota Norte Região Turística de Mato Grosso do Sul, resultado de anos de esforços de agentes governamentais e representantes da indústria do turismo em prol do fortalecimento do setor. Composta pelos municípios de Alcinópolis, Bandeirantes, Camapuã, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora.
A Rota Norte de MS objetiva a consolidação da indústria do turismo na região, gerando emprego e renda para as comunidades locais e divisas para os municípios através da gestão integrada, compartilhada e participativa entre seus vários municípios-membros. Foi através da Rota Norte que diversas ações foram viabilizadas neste sentido nos últimos anos como os projetos de sinalização turística para a região, os planos de marketing integrado, os cursos de profissionalização e aperfeiçoamento para trabalhadores da indústria do turismo e as visitas-técnicas de gestores para aprendizado coletivo e troca de experiências entre diversos outros.
“Atualmente, é público e notório que a região, com a riqueza do potencial turístico e econômico de seus municípios, está credenciada como importante polo produtivo em Mato Grosso do Sul. A Rota Norte compartilha uma mostra das belezas naturais, da história, da cultura e do potencial turístico, estimulando, assim, o desejo de conhecer e vivenciar de perto toda emoção que esta região pode oferecer”, finalizou Cotonete.
Para o prefeito Aluizio São José o Fam Trip 2015 é mais uma forma de atrair novos visitantes à região Norte, principalmente para Coxim. “Temos diversas belezas naturais, como o Pantanal, a maior planície alagada do mundo, com sua exuberante fauna e flora. Mas temos diversas cachoeiras, pesqueiros, sítios arqueológicos e a Rota das Monções que podem atrair esse público, que busca novas alternativas de passeio aqui no Brasil. Isso vai trazer geração de emprego e renda para nossa gente. Com certeza sou um parceiro e um entusiasta da Fam Trip”, concluiu o prefeito.