Sheila Forato
A imagem pode até ser amadora, mas que importância tem uma foto diante da história de superação contada por Otávio, que tem apenas 9 anos?
No início desta semana ele foi protagonista da apresentação de um grupo de alunas do Normal Médio que se dedicam ao aprendizado para ajudar formar cidadãos com responsabilidade, priorizando a inclusão de todas as pessoas, independente das condições físicas e psicológicas.
Preocupadas em debater o assunto, alunas do curso, ministrado na Escola Estadual Silvio Ferreira, realizaram o seminário sobre “Deficiência Física Neuro Motor”, orientadas pela professora Edna Rodrigues.
Para tanto, elas contaram com a presença especial do aluno Otávio Lucas Prudência Silva, que participou do seminário acompanhado da professora Ana Paula Gonzaga.
Segundo a Aueny Nunes, Otávio contribuiu muito com o aprendizado da sala, “mais do que isso, ele nos deu uma lição de vida”, emendou aluna.
Ele nasceu prematuro e as complicações levaram a uma paralisia cerebral, que afetou a parte motora. Apesar de todas as limitações, Otávio leva uma vida normal e inclusive estuda na rede pública de ensino.
“Sempre tivemos convicção da importância da inclusão, mas histórias de superação como a de Otávio nos permite sonhar com uma educação pública cada vez melhor”, ponderou Indiamara Santos, que também é aluna.
Para as alunas, que em breve estarão aptas a dar aula para educação Infantil e séries iniciais, vivenciar a prática da inclusão na educação foi uma experiência maravilhosa.
Além das alunas citadas, o grupo é composto por Michele Caroline da Silva, Rosangela Araújo da Silva e Ruth de Paula.