VERSÃO DE IMPRESSÃO
Coxim
09/09/2014 16:28:00
Cadeirante denuncia veículo estacionado na vaga para deficiente em supermercado
Apesar de o estacionamento ser particular e de responsabilidade do supermercado, o GTRAN também foi acionado e esteve no local.

Foto: EMS

Se você fosse deficiente físico, ou idoso, e se deparasse com uma pessoa sem nenhum problema físico ou um jovem estacionando numa vaga preferencial o que faria?

O cadeirante Cristiano Alexandre Bukowski, de 40 anos, passou exatamente por esta situação na tarde desta terça-feira (9) no estacionamento de um supermercado, localizado na avenida Filinto Muller, no centro de Coxim.

Com a vaga ocupada, impossibilitado de descer do veículo e num estacionamento particular, Bukowski acionou o Edição de Notícias para registrar sua indignação.

No local constatamos que um VW Parati, com placas de Coxim, estava estacionado na vaga destinada a deficientes físicos e um Ford Ka, com placas de Dourados, estacionado na vaga destinada a idoso. Nenhum dos veículos apresentava autorização ou cartão para estacionar nas respectivas vagas.

Foto: EMS

Apesar de o estacionamento ser particular e de responsabilidade do supermercado, o GTRAN (Grupamento de Trânsito) também foi acionado e esteve no local.

O condutor do Ford ka, um tratorista de 30 anos, tentou se justificar dizendo que, apesar de não ser idosa, sua esposa é aposentada e ambos acreditavam que poderiam usar a vaga, por isso estacionaram no local. Notando a presença da reportagem e da polícia, o motorista retirou o veículo e colocou em outra vaga.

Minutos depois, um comerciante de 69 anos, se apresentou como proprietário do VW Parati e disse aos policiais que quando chegou com seu veículo ele viu que a vaga destinada a ele estava ocupada e decidiu colocar no espaço ao lado, apesar de ter consciência de que era vaga para deficientes.

Como Bukowsk decidiu não representar contra os motoristas, eles receberam orientação do GTRAN para não repetirem o fato e foram liberados.

O uso incorreto dessas vagas tem sido pauta constante nas redações, principalmente no Edição de Notícias. Vários flagrantes são denunciados ou encaminhados até nossa equipe.

Se você fez algum flagrante e gostaria de ver publicado em nosso jornal eletrônico envie para edicao@edicaoms.com.br ou através do WhatsApp (67 9952-4155). Sugestões de reportagens também são bem vindas.

Cartão para estacionar

Desde 14 de julho deste ano, a Gemutran (Gerência Municipal de Trânsito) iniciou a emissão de cartão obrigatório para estacionar em vagas de idosos e de pessoas com necessidades especiais em Coxim.

Para fazer o cartão, totalmente gratuito, o interessado deve ir a Gemutran, na avenida Otacílio Severo dos Santos, 930, Jardim Bela Vista, munido de cópias de documentos (CPF, RG e título de eleitor), assim como do comprovante de residência. Segundo o gerente de Trânsito, Anacleto Sobrinho, o cartão é emitido na hora.

A legislação diz que o cartão é obrigatório para estacionar nessas vagas. Além de possuir, o portador tem de deixar exposto no carro enquanto estiver fazendo uso da vaga.