Sheila Forato
Coxim amanheceu com uma blitz educativa, na Concha Acústica, com a finalidade de conscientizar a população na Semana Nacional do Trânsito. Policiais militares, principalmente do GTRAN (Grupamento de Trânsito), distribuíam material educativo, tanto para motoristas como pedestres.
A blitz foi acompanhada pelo comandante do 5º BPM (Batalhão da Polícia Militar), tenente-coronel Márcio Ávalos Cabanha, que por diversas vezes já declarou que somente a educação pode deixar o trânsito mais seguro. Para tanto, motoristas e pedestres devem conhecer seus direitos e deveres.
Você sabia, por exemplo, que não dar preferência ao pedestre é uma infração gravíssima? Pois é, o motorista que não der essa preferência pode perder sete pontos na carteira. Outra informação importante é voltada ao ciclista, que na faixa de pedestre deve descer e atravessar empurrando a bicicleta.
Além dos policiais, o DETRAN/MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul) também estava distribuindo informações importantes na blitz. Entre essas, a de que uma criança só pode andar na garupa de uma bicicleta a partir dos 7 anos.
Já o Corpo de Bombeiros, que sempre marca presença quando o assunto é segurança, também participa da blitz, entregando material de primeiros socorros, com dicas de providências de várias situações que podem acontecer no dia-a-dia, como engasgamento, queimaduras, intoxicação, entre outros.
Além dessa blitz, diversas ações serão desenvolvidas em Coxim, inclusive palestras, cuja agenda será divulgada durante a semana pela Polícia Militar. A Semana Nacional de Trânsito é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Este ano o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) definiu como tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito”.