VERSÃO DE IMPRESSÃO
Coxim
11/06/2013 10:28:01
Câmpus Coxim do IFMS encerra Semana do Meio Ambiente
Durante os três dias de evento, foram oferecidos minicursos e palestras sobre temas como turismo, preservação da água, sustentabilidade e coleta seletiva.

Da Assessoria/LD

\n O Câmpus Coxim do IFMS encerrou a Semana do Meio Ambiente 2013 nesse sábado, 8, com a distribuição de 200 mudas para a população. Durante os três dias de evento, foram oferecidos minicursos e palestras sobre temas como turismo, preservação da água, sustentabilidade e coleta seletiva.

“A conscientização ambiental faz parte da formação do aluno, que vai carregar isso durante a vida, como cidadão, interferindo em suas ações futuras”, afirma o professor do câmpus Edvanio Chagas, organizador da Semana em Coxim.

O evento é organizado em virtude do dia mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. As ações desta terceira edição abordaram a importância da preservação dos recursos naturais e da responsabilidade ambiental.

Trilha - Na sexta-feira (07), estudantes do câmpus Coxim tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais a região onde vivem ao percorrerem uma trilha em uma área de reserva do 47º Batalhão de Infantaria do Exército.

Mais de 40 estudantes participaram da atividade, realizada nos períodos matutino e vespertino. “Trilhas Interpretativas – Expedições Anarco Pedagógico Atemporais” é um projeto de extensão implantado há cinco anos pelo Câmpus Aquidauana da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e pela primeira vez foi colocado em prática em Coxim.

Durante as cerca de quatro horas de trilha, os estudantes do IFMS foram estimulados a discutir questões relativas ao meio ambiente e a disciplinas como biologia e geografia. A atividade foi coordenada por dois acadêmicos da UFMS e uma instrutora.

“Buscamos a interação dos alunos de uma maneira informal, para que eles reflitam sobre educação ambiental e a ação do homem sobre o meio. Eles são motivados a questionar e, depois, a buscar as respostas dentro de sala de aula”, explica Simão Rosa, acadêmico de Pedagogia e um dos integrantes do projeto.

O professor do câmpus Coxim do IFMS, Wagner Antoniassi, participou da trilha. “A atividade é dinâmica e interdisciplinar, e a participação dos alunos é fundamental. Enquanto eles conhecem um pouco a região onde vivem, entram em contato com a natureza e aprendem a respeitar mais o meioambiente”, ressalta.

Para garantir a segurança dos participantes, a ação contou com o apoio do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). \n \n