Da assessoria/LD
O Câmpus Coxim do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) foi oficialmente inaugurado na última sexta-feira, 10, com o descerramento da placa entregue pela presidenta Dilma Rousseff em cerimônia no Palácio do Planalto no ano passado.
A solenidade detalhou a implantação do IFMS no município, desde o início em sede provisória até a mudança para o prédio definitivo, com mais de 6.686 m² de área construída, em abril de 2014.
“Nesses quase cinco anos de atividades, formamos e qualificamos cerca de 600 cidadãos, que se tornaram técnicos e tiveram a oportunidade de adquirir ou aprimorar conhecimentos e habilidades”, destacou a reitora do IFMS, Maria Neusa de Lima Pereira.
Maria Neusa disse ainda que o descerramento da placa marca o início de uma nova fase na atuação do IFMS, que atualmente conta com 980 alunos, no atendimento à população de Coxim e de toda a região norte do estado.
“Uma das características das instituições da Rede Federal é a capilaridade. Não nos restringimos aos grandes centros e ao município onde o câmpus está. Por isso, vamos intensificar nossa relação com a população de Alcinópolis, Camapuã, Pedro Gomes, Rio Negro e Rio Verde, São Gabriel do Oeste e Sonora”, disse.
Para o diretor-geral do Câmpus Coxim, Ubirajara Garcia, o descerramento da placa foi o momento de parabenizar toda a comunidade acadêmica pelo trabalho dos últimos anos e também de assumir o compromisso de ainda mais empenho para o futuro.
“Estamos aqui para fazer nosso melhor na educação profissional e na qualificação dos cidadãos da região norte. Esta escola só vai ser do tamanho que a gente quer com muito trabalho de todos nós”, afirmou.
Também participaram da cerimônia o prefeito de Coxim, Aluizio São José, o diretor-geral do Câmpus Aquidauana, Delmir Felipe, além de deputados, vereadores, secretários, autoridades e da população de Coxim e das cidades vizinhas.
Presente – O prefeito Aluizio São José definiu como um presente para a cidade a inauguração do câmpus um dia antes do aniversário do município, comemorado no dia 11 de abril.
“Não tenho dúvidas que esta instituição será um marco divisor no desenvolvimento de Coxim e da região norte. Há universidades por aí que não possuem professores com a qualificação que os docentes do IFMS têm”, disse.
Em forma de jogral, dois alunos do Grêmio Estudantil fizeram uma apresentação destacando a dedicação dos professores e relembrando o primeiro dia de aula no câmpus definitivo.
“Nós demoramos um pouco para nos acostumarmos com os espaços amplos, com a estrutura maravilhosa do câmpus. Dia 29 de abril de 2014 ficará marcado para sempre em nossas memórias”, disse Letícia Mont’Serrat, aluna do curso técnico em Informática.
A cerimônia foi encerrada com o sepultamento da cápsula do tempo, com mensagens de servidores e familiares, que está prevista para ser aberta daqui 50 anos.