Da assessoria/SF
A carreta da OdontoSESC deixou um saldo positivo para a saúde bucal dos coxinenses. Nos seis meses que permaneceu no município foram atendido mais de 1,6 mil pacientes, totalizando mais de seis mil atendimentos e realizando mais de 19,3 mil procedimentos odontológicos (serviços ambulatoriais, campanhas educativas de prevenção e manutenção da saúde bucal, restaurações, serviços de raios-X, polimentos, fluoretação, raspagens e extrações).
Além da população que mora na cidade, moradores da zona rural também receberam atendimento e ficaram com o sorriso mais bonito. Foram realizados cerca de cinco mil atendimentos em educação em saúde bucal, nas escolas: Padre Nunes, William Tavares, Marechal Rondon e Semírames. Nos Centros de Educação Infantil Zuleide Pompeu e Ildon Torquato e nos ESFs Flávio Garcia, Totó Araújo, Santa Maria, Rural, entre outras localidades.
O projeto é fruto de parceria do SESC (Serviço Social do Comércio) e Prefeitura de Coxim. A carreta do OdontoSESC ficou de 26 de agosto de 2015 a 19 de fevereiro de 2016, quase seis meses realizando atendimento e contribuindo com a saúde bucal da população.
O secretário municipal de Saúde, Rogério Souto, é dentista por formação e desde que aceitou o convite para compor o secretariado de prefeito Aluizio São José tem trabalhado juntamente com a coordenadora de Saúde Bucal do Município, Thais Gondim, para transformar a realidade dos consultórios odontológicos que ficam nas Unidades Básica de Saúde ou no Centro de Especialidade Odontológicas (CEO). “Trocamos as cadeiras, os materiais para o trabalho diário do cirurgião dentista, reformamos e/ou ampliamos as Unidades Básicas de Saúde, com o único intuito de oferecer atendimento de qualidade”, pontuou Souto.
O prefeito Aluizio São José comemora o resultado da parceria com o SESC que superou a meta em 60 %. “Tínhamos a meta de atender mil pacientes. Foram atendidos mais de 1,6 mil pessoas de baixa renda, atendidas gratuitamente, proporcionando a melhoria da saúde bucal, através de tratamentos odontológicos e campanhas de educação para a saúde. Mais um avanço na qualidade de vida da nossa população”.