Assessoria/AB
O prefeito Aluizio São José esteve reunido em Campo Grande, na companhia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Junior Mochi, com o secretário de Estado de Saúde, Nelson Tavares para apresentamos o projeto de implantação de hemodiálise em Coxim, no final da tarde de terça-feira (05).
Na ocasião foram discutidas s tratativas para implantação do projeto junto com o médico nefrologista, convidado para chefiar o serviço de Hemodiálise no Hospital Regional, bem como a equipe que está trabalhando no desenvolvimento e futura implantação no município.
“Não mediremos esforços para que este projeto seja implantado em Coxim. Vamos aguardar o retorno do governador Reinaldo Azambuja para dar prosseguimento na implantação do projeto. Nossa intenção é que o tratamento para os pacientes renais possa começar ainda no primeiro semestre de 2016”, afirmou o prefeito Aluizio.
Hemodiálise em Coxim – Desde o lançamento da Caravana da Saúde em Março o governador Reinaldo Azambuja manifestou publicamente sua intenção de implantar o serviço de atendimento a pacientes renais em Coxim para que atendesse não só o município, mas toda a região norte de Mato Grosso do Sul.
Quando o governador esteve na Caravana da Saúde no dia 29 de Março, em seu discurso, reafirmou novamente o compromisso da implantação do Centro de Hemodiálise. E posteriormente na reunião de Agradecimento com os parceiros da Caravana na Capital, disse novamente que não iria medir esforços para trazer o tratamento dos pacientes renais para Coxim.
Desde que houve a primeira sinalização positiva do governo de ser parceiro na implantação do serviço de Hemodiálise na Cidade do Pé de Cedro, o prefeito Aluizio São José em conjunto com o secretário municipal de Saúde, Rogério Souto e com o apoio irrestrito do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Junior Mochi, começou a busca para trazer uma equipe com experiência no setor de nefrologia, bem como de um profissional que tivesse interesse de vir fixar residência no município para ser o responsável pelo Centro de Hemodiálise e o local para possível instalação.
Em visita a SIN Terapia Renal, uma clínica renomada na Capital, chegaram até os especialistas que implantaram todo o tratamento em hemodiálise em Campo Grande, bem como nos municípios de Aquidauana, Dourados, Três Lagoas e Ponta Porã.
Os especialistas, Danilo Bertoloto dos Anjos – Enfermeiro, Renato Finotti Júnior – Farmacêutico-Industrial e Flavio Shinzato – Responsável pelo Laboratório para Analise de Água utilizada na Dialise, estiveram em Coxim no sábado (02) para conhecer e avaliar a infraestrutura do Hospital Regional. Ficaram impressionados com a estrutura e a equipe do hospital e foram unânimes ao afirmar que o local é adequado, precisando apenas de alguns ajustes para receber até 16 cadeiras de hemodiálise.
Uma dificuldade que ainda preocupava o prefeito Aluizio São José era o médico nefrologista que viria ser o responsável pelo serviço de Hemodiálise em Coxim, visto que, este ano apenas quatro nefrologistas se formam e destes três já estão praticamente contratados.
“Parece mentira, mas a área de nefrologia é muito específica e poucos médicos são formados anualmente no Estado. Mas conversamos com o residente em nefrologia do Hospital Regional de Campo Grande, apresentamos o projeto e o convidamos para vir para Coxim chefiar o Centro de Hemodiálise. Ele ficou muito interessado e mostrou interesse na proposta”, informou o prefeito Aluizio São José.
De acordo com o secretário municipal de Saúde todas as demandas que podiam ser impedimentos para a instalação foram sanadas, agora é esperar o retorno do governo do Estado para que o tão sonhado Centro de Hemodiálise seja enfim implantado em Coxim.