VERSÃO DE IMPRESSÃO
Coxim
23/03/2016 16:29:00
Com apoio das Polícias Civil e Militar, Assistência Social realiza ação de ressocialização em Coxim

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Assistência Social, com apoio das Polícias Civil e Militar, realizou na manhã desta quarta-feira (23), uma ação de ressocialização, que visa à reintegração de moradores de rua ao ambiente familiar. A iniciativa faz parte do plano de ação “pessoa em situação de rua” promovida pela secretaria, em Coxim.

De acordo com a Delegada Silvia Elaine Girardi dos Santos, nos últimos dias vária pessoas, principalmente comerciantes, procuraram a 1ª Delegacia de Polícia Civil para reclamar sobre o aumento diário no número de supostos moradores de rua que se aglomeravam para consumir bebida alcoólica em locais públicos promovendo desordem. As denúncias também envolviam ameaças e até tentativas de extorsão.

Diante da situação, foi montada uma ação social na qual os policiais civis e militares percorreram os principais pontos de aglomeração como Praça do Flutuante, Praça Central, Terminal Rodoviário, postos de combustíveis e imediações da Feira do Produtor, retirando das ruas 15 homens. Todos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil. A maioria alegava que estava desempregado e recusava resgate em outras ações.

Foto: EMS

Segundo a secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Monica Moura Costa, foram colhidas informações de origem e dados pessoais de cada um deles. A partir deste levantamento serão tomadas as providências para que os que residem em Coxim sejam cadastrados em programas sociais, encaminhados de volta aos seus familiares e locais de trabalho e os que residiam em outras cidades possam voltar a sua cidade natal.

Os moradores de rua resgatados foram levados para a Casa de Passagem, onde receberão três refeições por dia, banho e cama para dormir. Ainda conforme a secretária, o local já havia sido disponibilizado, assim como projetos de reinserção através de cursos profissionalizantes, porém a adesão era muito baixa e a maioria preferia ficar nas ruas.

A ação social também contou com a participação de investigadores da 1ª Delegacia de Polícia Civil, SIG (Serviço de Investigação Geral), assistentes sociais e psicólogos.

Foto: EMS
Foto: EMS

Plano de ação

O Plano de Ação para “Pessoa em Situação de rua” da cidade de Coxim, decorre da necessidade de abordar a questão da população em situação de rua de modo interdisciplinar e intersetorial, garantindo dignidade a estes cidadãos.

Foto: Divulgação

A ação visa contribuir para promoção da pessoa em situação de rua, contendo ações de mobilização, sensibilização, encaminhamentos para família, mercado de trabalho, tratamento de saúde, emissão de documentos.

Diante da demanda existente no município de Coxim de pessoas que estão utilizando em dado momento, como local de moradia ou pernoite, espaços públicos, praças, feiras etc, algumas residentes no município, outras vindas de varias cidades, sendo; imigrantes, desempregados, egressos dos sistemas penitenciários e psiquiátricos entre outros que estão em busca de trabalho em fazendas e carvoarias.

Com o intuito de minimizar os problemas sociais enfrentados por estas pessoas, a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, em conjunto com algumas entidades Governamentais e não Governamentais, uniram esforços na elaboração do referido Plano, traçando estratégias para efetivação dos direitos fundamentais garantidos aos cidadãos brasileiros, que possibilitem a reintegração destas pessoas às suas redes familiares e comunitárias, e acesso a oportunidades de desenvolvimento social pleno.

O foco principal é traçar estratégias com a finalidade de viabilizar o resgate à cidadania, de forma contínua e sistemática entre as ações está a campanha “Não dê esmolas, dê dignidade”! Encaminhe para o CREAS e Casa de Passagem.

Maiores informações sobre a campanha podem ser obtidas através dos telefones (67) 3291-8523 ou (67) 9962-3240.