Luma Danielle com Assessoria
Começa neste sábado (25), em Coxim, as incursões fluviais do projeto “Lá vai uma chalana”, que levarão arte para doze comunidades do Estado. O projeto conta com o patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura.
Ao longo de três meses o projeto “Lá Vai uma Chalana” levará atividades de música, dança, literatura, teatro e poesia realizadas pelo grupo Trupe Pantaneira a comunidades ribeirinhas da região norte do Estado ao longo do rio Taquari.
Serão realizadas 12 incursões fluviais da chalana pelo rio Taquari, partindo da Ponte Velha e chegando à Ilha do Governador, com paradas estratégicas para as apresentações culturais da Trupe Pantaneira, que realizará ao todo 120 performances.
A cada incursão, a chalana receberá pelo menos trinta passageiros. A bordo o público terá contato com o folclore da nossa cultura popular e pantaneira. O projeto estima receber cerca de 360 expectadores/passageiros ao longo dos próximos meses.
O projeto tem por objetivo resgatar e valorizar usos, crenças, costumes, mitos, lendas, cantorias e tradições regionais e proporcionar às comunidades o contato real com uma chalana pantaneira, um dos símbolos de nossa cultura sul-mato-grossense.
De acordo com o produtor cultural Ariel Albrecht, responsável pelo “Lá Vai uma Chalana”, o projeto proporciona o resgate dos valores essenciais da cultura, faz com que as pessoas tenham orgulho de ser quem são e passem a mostrar a cultura do Estado para outros povos.
“É uma expedição festiva de troca cultural que envolve comunidades ribeirinhas de pescadores, de pequenos produtores rurais e artesãos que ainda vivem muito próximas dos movimentos históricos que originaram a expansão do oeste brasileiro”.
Serviço
O barco do projeto “Lá vai uma chalana” parte neste sábado (25), às 8 horas, da Praça do Flutuante, em Coxim.
Contato para a Imprensa:
Ariel Albrecht – (67) 9959-6678