Assessoria/AB
“Meus pilares serão inovação, renovação e transparência. O Campus Coxim não está mais em implantação e o país vive uma crise política e econômica. Com restrições orçamentárias, devemos priorizar as atividades de ensino e a melhoria de recursos humanos em vez de obras”, enfatizou o novo diretor-geral do Campus Coxim do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Francisco Xavier da Silva, durante a solenidade de transmissão de cargo realizada nesta segunda-feira, 16, na Câmara Municipal.
Francisco foi o primeiro diretor eleito por estudantes e servidores do campus, com 47,39% dos votos e empossado no cargo em 29 de abril. “Irei trabalhar seriamente para fazer valer a responsabilidade depositada em mim pela comunidade”, afirmou o diretor, citando ainda uma gestão baseada no mérito e no planejamento.
Francisco é professor do IFMS desde 2010, possui licenciatura nas áreas de Informática e Matemática, e especialização em Informática na Educação. Na instituição, já ocupou o cargo de coordenador-adjunto do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
O mandato do novo diretor terá duração coincidente com o atual reitor da instituição, Luiz Simão Staszczak, previsto para encerrar no final de 2019.
Cerimônia – Realizada na Câmara Municipal de Coxim, a solenidade marcou a transmissão de cargo entre diretores. Em seu discurso, o ex-diretor pro tempore do campus, Ubirajara Cecílio Garcia, ressaltou o início das atividades no município.
“Quando chegamos aqui, ninguém sabia o que era o IFMS. Hoje, depois de um investimento de cerca de R$ 18 milhões, começamos a alcançar os primeiros resultados. É difícil imaginar o que iremos colher nos próximos anos. A semente está plantada”, avaliou o professor que esteve à frente do IFMS em Coxim desde 2011.
Ubirajara relembrou os ex-reitores da instituição, Marcus Aurélius Stier Serpe e Maria Neusa de Lima Pereira, que confiaram a ele a tarefa de implantar o IFMS no município e agradeceu a todos os cidadãos coxinenses que o acolheram. “Este momento não é de despedida. Eu continuo no IFMS, sou professor e faço parte dessa equipe. A diferença é que agora estarei em Campo Grande”, afirmou o professor que foi removido para o Campus da capital.
A solenidade foi presidida pelo reitor, Luiz Simão Staszczak, que destacou a trajetória centenária da Rede Federal de Educação Profissional no Brasil e o pioneirismo do IFMS. “Somos uma instituição caçula dentro da Rede, mas com alguns indicadores próximos às centenárias. Em cinco anos, somamos mais de 20 mil matrículas”, enfatizou.
Segundo Luiz Simão, a oferta da educação profissional em localidades afastadas dos grandes centros irá permitir que o Brasil passe por uma transformação nos próximos anos. “Com a capilaridade da Rede Federal, inovação e fomento à educação por meio da ciência e tecnologia, estamos preparando uma revolução em nosso país. A revolução pela educação”, afirmou o reitor.
Além de servidores, também estiveram presentes à cerimônia o prefeito de Coxim, Aluísio São José, vereadores e secretários municipais.
Campus Coxim – O campus oferece cursos técnicos integrados em Alimentos e Informática, cursos subsequentes em Aquicultura (presencial), Administração e Serviços Públicos (a distância), além de cursos de qualificação profissional.
No ensino superior, são ofertados cursos superiores de Tecnologia em Alimentos e em Sistemas para Internet, Licenciatura em Química, e pós-graduação lato sensu em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Além de Coxim, a população de outros nove municípios da região Norte do Estado é atendida por meio da educação a distância. De acordo com o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), o campus possui 968 estudantes matriculados em todas as modalidades de ensino.