Sheila Forato, especial do Rally dos Sertões
A etapa do Rally dos Sertões, que passa por Coxim nesta quinta-feira (24), está movimentando a economia do município. Do menor ao maior, empresários aproveitam a oportunidade para lucrar.
É o caso da artesã Luzia Margarida Garcia, de 59 anos, que não perdeu tempo e personalizou seus produtos. Ela faz parte de um grupo de artesãs que está expondo no CTG (Centro de Tradição Gaúcha), num espaço disponibilizado pela prefeitura.
Em meio as palavras simples, Luzia fez questão de enfatizar que esses eventos contribuem com a economia local. “Eu vou vender minhas toalhinhas, a vó Biga os doces e os outros colegas seus produtos”, contabiliza a artesã.
Para Vó Biga, que vende os tradicionais doces caseiros no município, também espera vender seus produtos durante o Rally dos Sertões. E ela já está preparada com a variedade de doces deliciosos que a comunidade coxinense conhece.
Ela acredita que todos vão lucrar, “dos menores aos maiores”, emendou a doceira. Ela tem razão, pois os hotéis de Coxim estão praticamente lotados. O gerente do maior hotel da cidade, Fernando Caprara, disse que seus quase 150 leitos estão todos ocupados.
Ao passar pelo estande do Edição MS, o prefeito de Coxim, Aluizio São José (PSB), disse que está cada vez mais convicto de que o turismo de eventos é uma das alternativas para gerar emprego e renda. “Estamos nesse caminho, contribuindo com esses eventos que aquecem nossa economia”, ponderou o prefeito.
A população de Coxim, assim como os visitantes, pode vivenciar o Rally dos Sertões durante todo o dia. A estrutura foi montada no CTG, que já acomoda equipes de apoio dos participantes, que começam a chegar em Coxim por volta das 14 horas. Empresas também expõe no local, que conta ainda com uma praça de alimentação.