VERSÃO DE IMPRESSÃO
Coxim
11/11/2016 08:32:00
Escolas de Coxim aderem à greve nacional e realizam manifestação

Luma Danielle Centurion

Foto: Alisson Silva

As escolas de Coxim paralisaram as atividades nesta sexta-feira (11), integrando o dia nacional de greve contra a retirada de direitos dos trabalhadores imposta pelo governo Michel Temer. Participam do ato os professores do município, de São Gabriel do Oeste, Rio Verde, Sonora e Pedro Gomes, assim como os funcionários dos setores da saúde e de obras de Coxim.

De acordo com a presidente do SIMTED de Coxim (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação), Mara Núbia dos Santos Souza, todas as escolas estaduais e municipais aderiram a paralisação.

A mobilização, que foi organizada pela FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação) e os 73 SIMTEDs do Mato Grosso do Sul, teve início as 06h45 com uma panfletagem na BR-163, em seguida desceu a avenida Virgínia Ferreira e seguiu até a sede do SIMTED, onde o manifesto encerrou.

Entre as reivindicações estão à defesa da lei do piso, contra a reforma da Presidência que quer estabelecer a idade mínima de 65 anos para aposentadoria e equiparar as regras de homens e mulheres, além de acabar com a aposentadoria especial do magistério.

Também são contra a reforma trabalhista que flexibilizaria a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e faria com que o negociado entre patrão e empregado prevalecesse sobre o legislado.

Além disso, protestam contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que congela os gastos com educação e saúde pelos próximos 20 anos.

Foto: Alisson Silva