Assessoria/AB
Estudantes do Câmpus Coxim do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) criaram um portal para facilitar o ensino da disciplina de Química e disponibilizaram a ideia gratuitamente para professores da rede pública de ensino do município.
Idealizado por Caroline Mossi e Michelly Moraes, alunas da Licenciatura em Química, e por Diego Araújo, do curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, o ClickQuímica é um portal destinado à disponibilização de softwares voltados ao ensino da disciplina.
Por meio de uma interface simples, o portal permite que o usuário baixe sistemas de informação sobre assuntos relacionados ao ensino da Físico Química, Química Ambiental, Geral, Inorgânica e Orgânica. São disponibilizados softwares sobre reações nucleares, estrutura atômica e cadeia carbônica, entre outros temas.
O usuário pode contribuir, avaliando os sistemas disponíveis e indicando para os demais quais são mais utilizados.
O endereço do portal é www.clickquimica.com.br.
Projeto – Inicialmente, os estudantes do IFMS levantaram junto a alunos e professores do ensino médio quais seriam os assuntos relacionados à Química considerados mais complexos.
Em seguida, o grupo analisou diversos trabalhos científicos sobre a utilização de softwares como auxiliares no aprendizado. Essa etapa da pesquisa foi para conhecer os programas que poderiam ser úteis no ensino da Química.
“A pesquisa contou com a colaboração de diversos professores de Química do Brasil que foram consultados, a fim de identificar quais os ganhos no aprendizado dos alunos quando são utilizados softwares na sala de aula”, explicou Tony Bignardi, orientador do projeto e professor do IFMS.
Divulgação – Na segunda fase do projeto, o grupo fez a divulgação da ferramenta para os professores da rede pública de ensino, em Coxim. A primeira reunião foi na escola estadual Pedro Mendes Fontoura.
“Todos os professores precisam de algo como o ClickQuímica, pois ele já deixa o conteúdo disponível para uso”, explica Alexandre Faria, coorientador do projeto na fase de desenvolvimento e orientador na fase de divulgação.
A professora de Química, Patrícia de Godoy, ficou empolgada com a ideia. “Facilita na hora de desenvolver as aulas. Antes, era preciso procurar na internet os programas e apareciam inúmeras opções. O ClickQuímica é direcionado para o trabalho em sala de aula”, avalia.
A ideia será divulgada em outras sete escolas de Coxim e também em municípios vizinhos.
Apoio – Para o desenvolvimento do projeto, estudantes e professores contaram com auxílio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI).
A divulgação nas escolas conta com o apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).