Sheila Forato
A partir de hoje o endereço da dignidade será numa casa da rua 54-A, do lote 7, no Terra do Sol, em Coxim. Este também será o endereço da dona de casa Maria Lucas da Silva, de 46 anos, e da filha Maria de Fátima, de 8 anos, portadora de necessidades especiais.
Na tarde desta segunda-feira (30), elas receberam a chave da casa própria das mãos do prefeito de Coxim, Aluizio São José (PSB), em solenidade no bairro Piracema, quando foram entregues 50 unidades habitacionais.
Para a mãe, a casa própria representa tudo em sua vida. "É a minha chance de dar uma vida digna a minha filha, que precisa de cuidados 24 horas", comentou Maria. Segundo Maria, elas moravam de aluguel no bairro Jorge Ritt e sobrevivem do benefício da filha, de um salário mínimo ao mês.
No caso das Marias, a residência de pouco mais de 41 metros quadrados, com dois quartos, sala, cozinha e banheiro, foi adaptada para atender as necessidades da criança. Além desta, outras casas também foram adaptadas.
Para o prefeito de Coxim, Aluizio São José (PSB), o início da distribuição das unidades habitacionais de seu governo é motivo de festa. "Hoje entregamos 50, em breve mais 70 que estão sendo construídas a poucos metros daqui e estamos na iminência de assinar contrato para construir mais 150", adiantou o prefeito.
Entretanto, as 120 casas já representam investimento de R$ 5 milhões no bairro Piracema, apenas na habitação, em parceria com os governos estadual e federal. Aluizio aproveitou a oportunidade para reafirmar seu compromisso com a população do bairro, principalmente para melhorar a infraestrutura do local.
De acordo com o prefeito, recursos estão sendo viabilizados nesse sentido, num valor aproximado de R$ 15 milhões para drenagem e pavimentação, por meio do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento). Aluizio também destacou outros investimentos no bairro, como a Academia da Saúde.
Habitação
O prefeito anunciou que está preparando o município para executar grandes projetos de habitação, sendo que áreas estão sendo viabilizadas para contrapartida dos investimentos estadual e federal. Presente no evento, o diretor-presidente da Agehab (Agência Estadual de Habitação), José Maria de Oliveira, colocou a estrutura a disposição para auxiliar o município.