VERSÃO DE IMPRESSÃO
Coxim
11/08/2015 10:00:00
Focos de incêndio quase triplicam no primeiro semestre em Coxim

Foto: EMS

No primeiro semestre de 2015 os casos de focos de incêndio quase triplicaram em Coxim. Segundo o 5º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, em janeiro foram registrados e controlados 4 focos de queimadas no município e em julho o número chegou a 10.

O calor aliado ao tempo seco, devido à redução do número de chuvas, aumenta consideravelmente o risco de incêndios. Conforme especialistas, a ausência de água nos primeiros 15 centímetros do solo dificulta o trabalho para conter os focos.

Mato Grosso do Sul está entre os dez estados com maior número de focos de queimadas do país. Segundo Corpo de Bombeiros, em 2015 o número de queimadas urbanas já aumentou em 75% em comparação com o mesmo período de 2014.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, Clima e dos Recursos Hídricos) não há previsão de chuva para Coxim pelos próximos 15 dias, o que deve manter o tempo seco com baixa umidade relativa do ar.

A orientação é que a população evite colocar fogo em lixo, principalmente em terrenos baldios, e não jogue bitucas de cigarro nestes locais, ou às margens das rodovias.