VERSÃO DE IMPRESSÃO
Coxim
30/11/2016 16:36:00
I Seminário Regional do Folclore Monçoeiro na Rota Norte de MS acontece em dezembro

assessoria

Com recursos do FIC (Fundo de Investimentos Culturais) da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, acontecerá de 14 a 16 de dezembro em Coxim, o I Seminário Regional do Folclore Monçoeiro na Rota Norte de Mato Grosso do Sul.

O seminário contará com palestras, debates, performances artístico-culturais e reconstituições de trajetos, terrestres e fluviais, em que se discute, estuda, resgata e projeta-se o folclore da região através da temática da Rota das Monções em Mato Grosso do Sul.

Embalado pelas músicas, poesias, danças, causos e performances teatrais de cunho folclórico da Trupe Monçoeira, nome dado ao grupo de artistas que acompanham o evento, o I Seminário Regional do Folclore Monçoeiro na Rota Norte de Mato Grosso do Sul traz a história e a cultura de Mato Grosso do Sul através de seu conjunto de manifestações típicas, materiais, simbólicas e folguedos populares diversos, dentro de uma grande celebração cultural festiva, ainda muito presente no cotidiano de comunidades rurais e ribeirinhas em meio às águas pantaneiras da região.

A proposta é realizar um dia de atividades teóricas (debates, palestras e estudos) e dois de práticas (incursões fluvial e terrestre) sob forma de seminário, sempre com performances temáticas da Trupe Monçoeira.

Folclore, cultura, alegria, história e autoconhecimento são o lema do seminário, que busca alcançar a todos os que se encontram isolados em águas pantaneiras em meio ao “Mar dos Xarayés”.

"É graças à política para a cultura do Governo do Estado, através do FIC, da Fundação de Cultura e da SECTEI (Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação) que a valorização da identidade cultural do povo sul-mato-grossense pode ser reavivada e valorizada, proporcionando meios de sustento para artistas e produtores culturais, gerando emprego e renda para comunidades e divisas para os municípios” concluiu o proponente e executor do projeto, o turismólogo Ariel Albrecht.

Maiores informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo email turismo.coxim@gmail.com ou WhatsApp (67) 99959-6678.