VERSÃO DE IMPRESSÃO
Coxim
29/04/2024 07:35:00
Mãe denuncia precariedade do transporte escolar em Coxim
Alçapão de ônibus vira cachoeira em dias de chuva. E se fosse com o seu filho?

Sheila Forato

Foto: Reprodução do vídeo

INDIGNAÇÃO. Essa é a palavra que define o sentimento de quem assiste as imagens feitas por uma mãe, moradora da Barranqueira, zona rural de Coxim. O ônibus que transporta sua filha até a escola é precário e oferece risco aos estudantes.

Em dias de chuva o alçapão mesmo fechado se transforma numa cachoeira, molhando os alunos que dependem do veículo para chegar até a escola. Os bancos e assoalho ficam alagados. Para amenizar a situação, a mãe enrola a filha numa coberta.

Confira o vídeo nos stories do nosso Instagram, @edicaoms

As imagens que denunciam a precariedade do ônibus foram gravadas neste mês, na semana em que choveu praticamente todos os dias em Coxim. Mais uma vez, o Edição MS cobrou um posicionamento da secretária de Educação, Michelle Proença.

Questionamos se os ônibus passaram por vistoria, além das licitações e contratos. Também perguntamos o que a secretaria está fazendo para amenizar o sofrimento dos estudantes. Michelle não respondeu até o fechamento da reportagem, como de costume. Caso se manifeste, a resposta vai ser inserida aqui.

A falta de estrutura para transportar estudantes é pauta semanal na Câmara de Coxim. Os vereadores recebem reclamações todos os dias, cobram o Poder Executivo, mas, a situação perdura enquanto os alunos padecem.

Atualmente, Coxim conta com 34 linhas de transporte escolar, segundo o gerente do setor, Edson Simões. Dessas, 19 são terceirizados, incluindo a da Barranqueira. Em 2023 a Prefeitura de Coxim gastou mais de R$ 4 milhões com transporte escolar. Sete contratos foram firmados para atender alunos da zona rural.

Não encontramos os contratos deste ano no portal da transparência. Editais de licitações também não foram localizados, com exceção de um, referente a linha Ouro Verde/Santa Neide. O certame está marcado para o próximo dia 10.