VERSÃO DE IMPRESSÃO
Coxim
14/04/2015 09:50:00
MPE denuncia por roubo dupla que aterrorizou família de Coxim

Eurico Gomes da Silva (E) e Devair Pereira de Castro (D) foram denunciados pelo Ministério Público Estadual (Foto: PC de Souza/Arquivo)

Nesta segunda-feira (13), o MPE (Ministério Público Estadual) ofereceu denúncia contra o instalador de alarmes Eurico Gomes da Silva, de 36 anos, e seu comparsa Devair Pereira de Castro, 38 anos, acusados de envolvimento num assalto ocorrido em fevereiro numa residência na rua Pará, no bairro Morada do Altos São Pedro, em Coxim.

Ambos foram denunciados pelo promotor de Justiça, Rodrigo Cintra Franco, por roubo circunstanciado, pelo emprego de arma de fogo e concurso de pessoas contra Elias Vieira dos Anjos, de 36 anos, e seu filho de três anos. Já contra Bárbara Eustáquia Silva Lucas, de 32 anos, por roubo com lesão grave.

Foto: PC de Souza/Arquivo

Na noite de 4 de fevereiro, a dupla tocou o terror na residência da família. Durante o assalto um deles chegou a atirar contra os três, atingindo a perna da mulher, transfixando e acertando o pé do filho e a perna do marido. Em seguida a dupla fugiu.

Castro foi preso no dia seguinte às margens da BR-163 e confessou ser o autor do disparo. Um dia depois Silva foi preso na estrada que dá acesso ao córrego Fortaleza, em Coxim. Inicialmente ele negou envolvimento no crime, mas entrou em contradição e foi logo confessando

Silva era morador de Coxim e teve acesso a muitas residências, pois atuou numa grande empresa como instalador de alarmes, cercas elétricas, e outros equipamentos de segurança. Ao ser preso ele negou envolvimento no crime, mas entrou em contradição e também confessou.

Investigações realizadas pela 1ª Delegacia de Polícia Civil, através dos delegados Silvia Elaine Girardi dos Santos e Gustavo Mussi, e do S.I.G. (Serviço de Investigação Geral), apontaram que Silva também foi o mentor de outros roubos no município.

Foto: PC de Souza/Arquivo

O assalto

A dupla entrou na casa pelos fundos, no intervalo do jogo entre Corinthians e Once Caldas. A família fazia um churrasquinho na frente da residência enquanto acompanhava a partida e foi surpreendida com os assaltantes, armados.

Assim que anunciaram o assalto, a dupla atirou nos moradores. As vítimas estavam abraçados no sofá da sala, na tentativa de se protegerem, quando um dos bandidos atirou contra a família, atingindo a perna da mulher, transfixando e acertando o pé do filho e a perna do marido.

Em seguida eles começaram a revirar a casa em busca de objetos de valor. A todo instante um dos bandidos pedia para Vieira, abrir o cofre, onde estavam suas armas, pois ele é integrante de um clube de tiro. Por conta do nervosismo, a vítima não conseguia abrir.

Com raiva, um dos assaltantes deu uma coronhada na cabeça de Vieira, causando uma grande lesão. Em seguida, engatilhou a arma e começou ameaçar a família de morte.

Apesar do nervosismo, a vítima conseguiu abrir o cofre. Logo depois que pegaram as armas, os assaltantes amarram os três e fugiram num GM Astra, com placas de Coxim, que pertence à família.

Segundo as vítimas, a todo instante um dos assaltantes incentivava o outro a matar os três, causando terror na família por aproximadamente uma hora.

Assim que conseguiu se desamarrar, Elias pediu ajuda. Além da Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros foi ao local, prestou os primeiros socorros às vítimas e as encaminhou ao Hospital Regional Álvaro Fontoura, onde passaram por diferentes procedimentos.