VERSÃO DE IMPRESSÃO
Coxim
01/06/2016 14:55:00
Para incentivar a leitura, comerciante cria “geladoteca do bairro” em Coxim

Foto: EMS

Combinando o incentivo a leitura com a prática de ajudar o próximo, além de promover a sustentabilidade através da reutilização de materiais, o comerciante Alencar Schio, de 26 anos, criou a “geladoteca do bairro” em Coxim.

A iniciativa possibilita que qualquer criança que passe em frente o Mercado Alencar, localizado avenida Mato Grosso do Sul, no bairro Senhor Divino, simplesmente pegue ou doe livros e revistas em uma geladeira antiga que está sendo reutilizada.

De acordo com Alencar, a ideia da “geladoteca” já vem sendo adotada em outras cidades do país e se tornou um projeto pessoal depois que ele percebeu que muitas crianças tinham vontade de comprar gibis no mercado, porém não tinham oportunidade “comecei a ver que muitas crianças pediam para os pais comprarem os gibis, mas eles acabavam dizendo leva uma bolacha ou algo de comer que sustenta mais”.

Com o apoio de alguns amigos e outros comerciantes locais, Alencar deu vida ao projeto no dia 29 de abril deste ano, quando o mercado comemorou 17 anos em Coxim. “Para retribuir tudo que a população nos proporcionou nesses anos, além da promoção de aniversário, nos também decidimos desenvolver algo para a comunidade e encontramos na geladoteca uma forma de agradecer e ajudar o próximo, começando pela base, ou seja, as crianças que são o futuro do nosso país” destacou Alencar.

Em pouco mais de um mês, aproximadamente 400 crianças já tiveram a oportunidade de levar um livro para casa.

Com o conceito de autogestão, a geladeira fica na calçada do mercado repleta de livros e gibis infantis. Não há controle de empréstimos, quem pega algum livro ou revista (um por vez) poderá ficar com ela, tomar o cuidado para não rasgar, ler com atenção e devolver após a leitura para outra criança também poder ler. Quem quiser também pode até doar novos exemplares.

Gustavo, de apenas 6 anos, ainda não aprendeu a ler, mas já levou 6 gibis para a mãe ler pra ele (Foto: EMS)

“Temos a convicção de que o brasileiro é um povo honesto, neste um mês funcionado a cada 10 crianças que levaram os livros, nove devolveram conforme as normas pintadas ao lado da geladoteca” completou Alencar.

O pequeno Uriel de 7 anos, aproveitou que a mãe o mandou até o mercado comprar um produto e rapidinho escolheu o sétimo gibi da “geladoteca”. Já Gustavo, de apenas 6 anos, ainda não aprendeu a ler, mas já levou 6 gibis para a mãe ler pra ele. “O projeto é ótimo para incentivar a leitura, tira um pouco as crianças da televisão e devolve ao mundo dos livros”, destacou a manicure Alessandra Pedroso, de 20 anos, mãe de Gustavo.

A “geladoteca do bairro” fica aberta de segunda a sábado, das 7 às 17h30 , aos domingos das 7 às 11 horas e qualquer pessoa pode fazer uma doação. A partir de 15 livros, o mercado disponibiliza alguém para recolher a doação, basta ligar ou enviar WhatsApp para (67) 99637-1603.

O Edição de Notícias, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Coxim, Laborão Tintas, Refrigeração Max Frio e Arsenio Pintor são parceiros do projeto. Seja você também!