Da assessoria/LD
A prefeitura de Coxim conseguiu reprogramar obras de asfalto de algumas ruas dos Bairros Pequi e Vila Bela, previstas para acontecer em 2009. Contudo, em virtude da desistência da empresa Barros e Lima, que venceu a licitação à época, porém não deu nem início às obras.
Assim que assumiu, o prefeito Aluizio São José tomou ciência da desistência, fez rescisão contratual, foi até a Caixa Econômica Federal e fez a reprogramação da obra. Após toda a tramitação que é exigida para que haja a reprogramação, foram novamente licitadas as obras e assim que a Ordem Inicial de Serviço foi dada a previsão de entrega é de seis meses.
Outro fator que é de suma importância ressaltar, é que para não perder a obra a prefeitura de Coxim teve que disponibilizar um investimento superior ao contratado anteriormente para não perder o repasse federal. “Normalmente para a realização desse tipo de obra a prefeitura participa com uma quantia reduzida de contrapartida. Porém, neste caso específico tivemos que investir cerca de 25% do valor total do investimento, ou seja, um valor bem superior às contrapartidas que são acrescidas aos recursos federais para a realização de obras”
Portanto, a emenda parlamentar do então deputado federal, Antônio Cruz acrescida de contrapartida da prefeitura de Coxim, no valor de mais de R$ 310 mil será investido para asfaltar: trecho da Rua Amor Perfeito; Ruas Indaiá, Imbaúba e Girassol, todas no bairro Pequi.
Já a emenda parlamentar do deputado federal Geraldo Resende, acrescida de contrapartida da prefeitura de Coxim, no valor de mais de R$ 540 mil será investido para asfaltar: Trecho da Rua Frei Cirino João Primon; Ruas Lírio, Jambo, Jaborandi, Gardênia, Hortênsia, Girassol e Herve Mendes Fontoura, todas no Bairro Vila Bela.
Além do asfalto, ou seja, do tratamento superficial duplo nas ruas, serão colocados meio fio, realização de microdrenagem (boca de lobo), sinalização horizontal e vertical.
Para o prefeito Aluizio São José é uma vitória dupla a realização destas obras nos Bairros Pequi e Vila Bela. “Essas obras não iriam sair do papel, por desistência da empresa e por conta do longo período em que os recursos estavam disponibilizados e não foram empenhados para as obras. Depois de um árduo trabalho, junto à equipe técnica e jurídica, revertemos à situação favoravelmente para os moradores dessas duas localidades”, informou o prefeito.
Aluizio continuou: “Assim que for liberado o projeto junto à Caixa, e dermos a Ordem Inicial de Serviço, a previsão é que em seis meses sejam concluídas as obras beneficiando não só os moradores, mas a população, visitantes e comerciantes que passam e trabalham naquela região. O trabalho não para. Avança Coxim”, finalizou.