A PRF (Polícia Rodoviária Federal) tem intensificado a fiscalização para coibir o excesso de velocidade nas rodovias federais da região norte do estado, com o objetivo de prevenir acidentes, uma vez que a velocidade é sempre um fator que contribui para a gravidade das colisões.
Segundo o inspetor Francisco Xavier da Silva, chefe da 6ª Delegacia da PRF, durante as fiscalizações preventivas os policiais utilizam radares fotográficos com tecnologia avançada e à prova de detectores de antirradar.
O equipamento tem uma câmera a laser capaz de acompanhar um veículo por vídeo a até um quilômetro de distância e pode funcionar durante oito horas sem recarga de bateria e têm capacidade de registrar duas infrações por segundo.
Em um dos flagrantes ocorrido na última quinta-feira (10) no quilômetro 742 da BR-163, em Coxim, o equipamento filmou um veículo a 106 quilômetros por hora realizando uma ultrapassagem em local proibido (Confira o vídeo).
Pelo excesso de velocidade o condutor cometeu uma infração grave, o que rendeu 5 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e multa no valor de R$ 127,69 pela ultrapassagem indevida o que é considerado infração gravíssima, foi aplicada multa de R$ 957,70 e mais 7 pontos na carteira.
Conforme o inspetor, nos trechos onde não houver sinalização regulamentadora, a velocidade máxima permitida para a via será aquela preconizada pelo artigo 61 do CTB, sendo 110 Km/h para veículos leves, 80 Km/h para veículos pesados e 90 Km/h para ônibus. Onde houver a placa regulamentar de velocidade, os condutores deverão respeitar o limite inscrito na placa.
Chuva e excesso de velocidade
A aquaplanagem é um fenômeno que envolve a perda de atrito dos pneus do veículo com o solo resultando em perda total ou parcial do controle sobre a direção e trajetória do veículo, o que pode provocar acidentes graves, potencializados pela velocidade incompatível.
Dados obtidos pelo Edição de Notícias junto a 6ª Delegacia da PRF, mostram que entre 01 de janeiro de 2015 e 29 de fevereiro de 2016 foram registrados 26 acidentes na BR-163 na região norte em que houve aquaplanagem e os veículos transitavam em velocidade incompatível para o local.
Destes acidentes, 16 pessoas ficaram feridas e 4 morreram no local. No mesmo período a PRF flagrou 4.044 veículos acima da velocidade permitida no mesmo trecho da rodovia.
Segundo a PRF os principais fatores que propiciam a aquaplanagem são: - Utilizar pneus “carecas”, quando seus sulcos ficam rasos, diminuindo consideravelmente a sua capacidade de escoamento de água; - Excesso de velocidade: os pneus podem ser até novos, mas se a velocidade for muito alta quando o automóvel entrar em um filete de água, o fluxo de escoamento pode ser insuficiente, gerando a aquaplanagem.
“A aquaplanagem é evitável e deve ser prevista quando há precipitação de chuvas ou pista de rolamento molhada e a maneira de se evitar essa perda de controle é transitar em velocidade adequada e com pneus em novos ou em bom estado de conservação” destacou Xavier.
O inspetor alerta ainda que caso o motorista perceba que perdeu o controle da direção do veículo em uma aquaplanagem ele deve evitar a frenagem imediata, pois haverá menor escoamento da água e o veículo tenderá a permanecer sem aderência. A ação imediata deve interromper a aceleração do veículo e evitar manobras no volante, pois quando houver a retomada do atrito o veículo tomará direção diversa e poderá haver saída inevitável da trajetória.