VERSÃO DE IMPRESSÃO
Coxim
15/01/2016 20:30:00
Rio Taquari sobe mais 10 centímetros, chega a 5,04 metros, e alaga residências em Coxim

Sheila Forato com Alisson Silva

Foto: Alisson Silva

Em menos de três horas, o nível do rio Taquari subiu mais de 10 centímetros, considerando o período entre o final da tarde e o início noite desta sexta-feira (15). Ao atingir 5,04 as águas invadiram residências da rua Afonso Pena, no bairro Mendes Mourão, em Coxim.

Prudente, a dona de casa N.F., de 58 anos, começou a suspender os móveis por volta das 16 horas, quando notou o transbordo do rio. A residência da família é preparada para essa situação, alguns móveis são de alvenaria, que agora dão suporte a outros.

Outras famílias que moram perto dos rios também já começam a se preparam para não perderem seus pertences. Desde o período da tarde o rio transbordou e começou invadir propriedades privadas, como a Cabana do Osmar, tradicional restaurante do município, as margens do rio Coxim, que deságua no Taquari.

Foto: Alisson Silva
Foto: Alisson Silva

A prefeitura de Coxim, por meio da Defesa Civil, orienta os moradores das áreas de risco a adotarem atitude de prevenção quanto à possibilidade de enchentes. Os rios Coxim e Taquari estão com o nível acima do nível normal, com tendência a elevar-se ainda mais nas próximas horas devido às chuvas incessantes na região.

A água já começou a transbordar e invadir algumas ruas. A Defesa Civil, com os órgãos que a compõem, trabalham na conscientização dos cidadãos para a retirada preventiva dos pertences das casas, a fim de evitar maiores prejuízos.

O prefeito Aluizio São José acompanha a Defesa Civil que percorre os rios alertando a população ribeirinha. “Todo o suporte será oferecido para as famílias que correm o risco de terem suas casas invadidas tomadas pelas águas dos rios. Precisamos da colaboração de todos para que nenhuma perda aconteça”, pontuou.

O telefone da Defesa Civil é (67) 9962-3206, 24 horas a disposição da população para prestar assistência para os moradores residentes às margens dos rios.