VERSÃO DE IMPRESSÃO
Coxim
02/04/2015 08:51:00
SEMED realiza caminhada pelo Dia Mundial de Consciência ao Autismo

Foto: EMS

A SEMED (Secretaria Municipal de Educação de Coxim) realizou uma caminhada na manhã desta quinta-feira (2), em alusão ao Dia Mundial de Consciência ao Autismo.

Vestida de azul, cor que simboliza o autismo já que nascem mais meninos do que meninas com a síndrome, a equipe saiu da sede da SEMED, localizada na avenida Virgínia Ferreira, e seguiu em direção a região central distribuindo panfletos de orientação sobre a doença.

De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas) acredita-se que a doença atinja cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem.

O que é Autismo?

É uma síndrome que afeta o desenvolvimento em três importantes áreas: comunicação, socialização e comportamento.

É caracterizado por déficit na interação social, ou seja, inabilidade para se relacionar com o outro, usualmente combinado com déficit de linguagem e alterações de comportamento. Os sinais e sintomas aparecem antes dos 3 anos de idade e, em cada 10.000 crianças, de quatro a cinco apresentam a doença, com predomínio em indivíduos do sexo masculino.

As causas do autismo são desconhecidas, mas diversas doenças neurológicas e/ou genéticas foram descritas com sintomas do autismo. Problemas cromossômicos, gênicos, metabólicos e mesmo doenças transmitidas/adquiridas durante a gestação, durante ou após o parto, podem estar associados diretamente ao autismo. Entre 75 a 80% das crianças autistas apresentam algum grau de retardo mental, que pode estar relacionado aos mais diversos fatores biológicos. Portanto, a evidência de que o autismo tem suas causas em fatores biológicos é indiscutível, fazendo-nos reconsiderar a idéia inicial de ligarmos o quadro de autismo a alterações nas primeiras relações mãe-filho.

2 de abril

O Dia Mundial do Autismo, comemorado em 2 de abril, foi criado pela ONU em 18 de Dezembro de 2007, para a conscientização acerca dessa questão. No primeiro evento, em 2 de abril de 2008, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, elogiou a iniciativa do Catar e da família real do país, um dos maiores incentivadores para a proposta de criação do dia, pelos esforços de chamar a atenção sobre o autismo.

Desde então, anualmente o mundo todo se ilumina de azul pelo autismo.

Foto: EMS