A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) formou na manhã desta terça-feira (16), 11 detentos do Estabelecimento Penal Masculino de Coxim no curso de qualificação profissional de encanador residência e predial, através do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).
Com 250 horas/aula práticas e teóricas, divididas em três módulos, o curso teve como objetivo levar qualificação profissional aos reeducandos para que os mesmos possam retornar ao mercado de trabalho.
De acordo com o gerente do SENAI de Rio Verde, Valter Costa de Almeida, além de capacitar e oferecer crescimento profissional, o curso pioneiro na região norte dá uma oportunidade de vida aos internos. “Pretendemos dar continuidade a este trabalho estendendo a capacitação aos demais reeducandos” destacou Almeida.
Conforme o Defensor Público de Coxim, João Lucas Teixeira Bebé, a cada 12 horas de curso distribuídas em três dias, o detento reduz um dia na pena, ou seja, cada detento teve uma redução de 21 dias.
Técnico em mecânica industrial, o interno José Henrique Carvalho Porcino, de 32 anos, conta que o curso de encanador residencial e predial vai somar ainda mais em seu currículo profissional “tudo que a gente aprende é valido, nada é demais ou de menos, essa oportunidade deu a mim e meus companheiros um oportunidade de crescer profissionalmente, só tenho a agradecer aos instrutores, ao Senai/Pronatec e ao diretor do Estabelecimento” enfatizou o interno.
Quem também comemorou a oportunidade foi o trabalhador rural Ademensiano Espíndola de Souza, de 18 anos. “Antes do curso eu acreditava que só conseguia trabalhar no campo porque tenho pouco estudo, agora percebi que posso me especializar, estudar e ter uma profissão melhor pra me ajudar e ajudar minha família, me faltam palavras para agradecer a oportunidade” comentou Souza.
Na cerimônia de encerramento, o diretor do Estabelecimento Penal de Coxim, Edilson Ferreira, agradeceu a parceria com o Senai/Pronatec, dos colaboradores, professores, agentes penitenciários, instrutores, a assistente social Ana Alves Gomes de Carvalho, que fez a seleção e a inserção dos internos no PRONATEC e a todas que contribuíram para que o curso fosse aplicado, oferecendo mão de obra qualificada aos reeducandos.