Da Redação/AB
A Sicredi Celeiro Centro Oeste realizou nesta quarta-feira (13) a assembleia da Unidade de Coxim com a participação de 504 associados, o que representa uma adesão 17% maior do que na reunião de 2015. Na ocasião o presidente da Sicredi Celeiro Centro Oeste, Jaime Antonio Rohr, apresentou os resultados de 2015 e as propostas para distribuição das sobras.
Durante o encontro, os seis núcleos do município decidiram a destinação dos R$ 5.434 milhões correspondentes às sobras à disposição da assembleia, resultados positivos originados nas operações financeiras ao longo do ano. Desse montante, 40% serão distribuídos aos associados proporcionalmente ao volume de suas operações realizadas em 2015, e 50% será incrementado no Fundo de Reserva.
O Fundo compõe o patrimônio da cooperativa, que define o quanto ela poderá emprestar para financiar as atividades de seus associados – quanto maior o patrimônio, mais forte é a cooperativa. Após as 11 assembleias as votações serão validadas na Assembleia Geral, em São Gabriel do Oeste, no dia 30 de abril.
Para o Fates (Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social), utilizado para prestação de assistência aos associados, seus familiares e aos colaboradores da cooperativa, foi direcionado mais 10%, além do que já é revertido por lei. No encontro, também foram eleitos os novos integrantes do Conselho Fiscal e tratados outros assuntos de interesse do quadro social.
“Como sociedade de pessoas, a Cooperativa busca promover o crescimento dos seus associados. E nesse sentido, estamos atingindo o objetivo de forma democrática. O cooperativismo não visa lucros, os direitos e deveres de todos são iguais e o resultado alcançado é dividido entre os associados, proporcionalmente as suas operações”, conclui Jaime Antonio Rohr.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 3 milhões de associados e 1.380 pontos de atendimento, em 11 Estados do País. Organizado em um sistema com padrão operacional único, conta com 95 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em quatro Centrais regionais, acionistas da Sicredi Participações S.A., uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo que controla uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios.