Da assessoria/LD
Em assembleia geral realizada na tarde desta quinta-feira (13), com a presença de seus acadêmicos, a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras elegeu, em votação, três novos membros efetivos: o poeta Emmanuel Marinho, a poeta Ileides Muller e o escritor Samuel Medeiros, que se inscreveram para o pleito, conforme edital de abertura de vagas publicado recentemente pela instituição.
Em data próxima, estes novos imortais eleitos serão diplomados em posse solene na ASL, a mais alta e representativa entidade literária do Estado.
Emmanuel Marinho ocupará a Cadeira nº 33 da Academia (que pertenceu anteriormente à poeta Flora Thomé), Ileides Muller assumirá a titularidade da Cadeira nº 40 (que foi ocupada anteriormente pelo escritor mato-grossense Lenine Póvoas), e Samuel Medeiros ocupará a cadeira nº 26, que pertenceu ao poeta Adair José de Aguiar.
Residente em Dourados, Emmanuel Marinho é formado em Psicologia e Artes Cênicas. É ator, poeta, educador e promotor cultural. É autor de sete livros: “Caixa das Delícias”, “Caixa de Poemas”, “Satilírico”, “Margem de Papel”, “Jardim das Violetras”, “Cantos da Terra”, e “Ópera 3”.
Ileides Muller reside em Campo Grande. É Escritora, poeta e advogada. Formada em Pedagogia, tem pós-graduação em Metodologia de Ensino. Detentora de várias premiações literárias, é autora de nove livros publicados (sendo 5 de poesias, 2 biográficos, um de contos e crônicas, e um infantil) – são eles: “Pétalas de Amor”, “Momentos de Ternura”, “Universo em Gotas”, ‘O Caminho das Pedras”, “Helena - Um belo caminho”, “Poemas para fim de tarde”, “Entrelinhas”, “Bazar dos Poetas” (coautoria), e “A Lagartinha feliz”.
Samuel Medeiros é escritor e advogado. Membro do Instituto Histórico e Geográfico de MS, reside em Campo Grande e é o atual presidente da UBE-MS. É ex-presidente do Conselho Municipal de Cultura de Campo Grande. Organizador da Revista da UBE-MS (quatro edições). É autor de quatro livros publicados: “Memórias de Jardim”, “Senhorinha Barbosa Lopes” (2007, 1ª edição; e 2012, 2ª ed.), “Contos a Gotas”, e “Contos Quase Causos”.