Canaltech/PCS
A Netflix pode trazer mais uma reviravolta ao já conturbado relacionamento com o festival de Cannes. Segundo reportagem da Variety, a rede de streaming estaria interessada em comprar os direitos do longa Everybody Knows , título escolhido para abertura do evento.
A questão é que, recentemente, a Netflix anunciou que vai boicotar Cannes e não levar nenhuma de suas produções ao festival. Ou seja, ao adquirir o longa, a empresa acabaria por indisponibilizar o filme de estreia do festival.
A disputa entre Cannes e Netflix começou em discussões no ano passado, com tese encabeçada por Steven Spielberg, de que as produções de streaming e do cinema são diferentes e não podem ser concorrentes. Cannes foi fortemente criticado em 2017 quando incluiu duas produções, Okja e The Meyerowitz Stories, na programação do festival, ambas da Netflix.
A polêmica ganhou tanta força que o festival optou neste ano por não premiar produções que não tenham sido apresentadas em cinemas; com isso, automaticamente excluindo produções da Netflix e Amazon, que vão diretamente para os serviços de streaming e não são exibidas em salas de cinema. Na época do anúncio, o CCO da empresa, Ted Sarandos, confirmou a participação no cenário não competitivo do evento mesmo com a decisão, mas resolveu voltar atrás na ideia.
A Netflix atualmente está produzindo The Irishman , longa de Martin Scorsese com participação de gigantes do cinema como Robert De Niro, Al Pacino e Joe Pesci.
Everybody Knows é uma produção em língua espanhola com atuação de Penélope Cruz, Javier Bardem e Ricardo Darín. O título é um thriller psicológico dirigido por Asghar Farhadi, detentor de dois Oscars de melhor filmes estrangeiro. Everybody Know s foi anunciado para abertura do evento há um mês. Contudo, o festival começa nesta terça-feira (8) e mantém a confirmação do longa para a abertura. Vale ressaltar que a Netflix não anunciou oficialmente sua intenção em adquirir o título.