Sheila Forato
Centenas de pessoas se juntaram na Praça Zacarias Mourão, na noite de sábado (11), para o Grito de Carnaval. A escola de samba Catedrásticos do Samba, de Campo Grande, garantiu a animação dos foliões, seguida pelo grupo de pagode Novos Tempos.
Este ano, a Catedrásticos do Samba leva Coxim para a avenida com o tema “Coxim, o portal do Pantanal vira festa no meu carnaval”. Na terça-feira (21), a escola canta o samba enredo “Coxim tu és tudo pra mim”, no carnaval da Capital. A música empolgou os coxinenses, embalados pela bateria Águia Negra.
Ainda durante o esquenta para o Coxim Folia, que acontece nos dias 18, 19 e 20 (sábado, domingo e segunda), foram escolhidos o Rei Momo (Carlos Henrique, o Kaka) e a Rainha do Carnaval (Barbara Bismark). Eles vão percorrer as carnavalescas de Coxim e desfilam na Catedrásticos do Samba.
O Coxim Folia vai ter como atrações Regina Bom Bom, os grupos de pagode Axé Moagem (Campo Grande), Novos Tempos e De Repente Samba (ambos de Coxim). Destaque para os blocos carnavalescos que estão se organizando para brincar o carnaval na praça onde está plantado o famoso Pé de Cedro.
Coxim não tinha carnaval há 21 anos. A folia deste ano busca resgatar essa tradição. “É o primeiro ano, queremos a participação da nossa gente para que possamos transformar o carnaval numa grande festa popular. Todo mundo ganha, além de proporcionar entretenimento, movimenta o comércio local, aquecendo a economia”, comentou o prefeito Edilson Magro (PP).