ABr/PCS
Agora é oficial: estamos nos despedindo de 2024. Na última semana (pelo menos completa) do ano, o destaque não poderia ser outro: o Natal. A data, considerada a mais importante para o Cristianismo e que tem uma importância cultural, de solidariedade e econômica, já foi tema de diversos conteúdos da EBC. Em 2020, o Revista Brasil falou sobre a data.
Além das festividades natalinas, a semana também tem uma série de eventos marcantes. No cenário esportivo, o dia 25 de dezembro marca o aniversário do treinador e ex-futebolista fluminense, Joel Santana, que completa 75 anos de vida. Conhecido por títulos e por ser uma figura folclórica, o “Papai Joel” já participou de alguns programas da EBC. Em 2019, ele relembrou a trajetória no quatro Setentões, do programa No Mundo da Bola. A entrevista para o jornalista Sergio Du Bocage foi veiculada na TV Brasil, na Rádio Nacional.
Dois artistas célebres também são destaques na semana. Também no dia de Natal, a morte do pintor, escultor, gravador e ceramista catalão Joan Miró completa 40 anos. Ícone do Surrealismo, ele teve a trajetória contada no História Hoje, da Radioagência Nacional, em 2015.
O dia 29 de dezembro é o dia de recordar o artista plástico paulista Cândido Portinari, que completaria 120 anos se estivesse vivo. Um dos maiores pintores da história do Brasil, ele foi autor de painéis como o Guerra e Paz. O episódio no qual o artista entregou a obra para a ONU também foi relembrado no História Hoje.
Marcas da Ditadura
A última semana do ano também é marcada por dois episódios da época da Ditadura Militar no Brasil. No dia 27 de dezembro, a prisão dos músicos Caetano Veloso e Gilberto Gil (por conta de itens do AI-5) completa 55 anos. O História Hoje falou sobre o caso em 2015:
Há 45 anos, os dias 29 e 30 de dezembro também tiveram eventos ligados à Ditadura. No dia 29, o então presidente Ernesto Geisel revogou atos de banimento do período do regime militar. No dia 30, ele ia à TV e Rádio para anunciar o fim dos Atos Institucionais (inclusive o AI-5). Os episódios marcaram a transição para o regime democrático no Brasil. Um pouco desta história já foi retratada em matérias da Agência Brasil como esta e esta.
Confira a lista semanal do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:
24 - Morte da cantora e compositora fluminense Dora Freitas Lopes (40 anos) - em 1947, consquistou o primeiro lugar no famoso e rigoroso programa de calouros apresentado pelo compositor Ary Barroso na Rádio Nacional, interpretando o samba "Plac-plac", sucesso de Dircinha Batista alguns anos antes
25 - Nascimento do automobilista suíço e co-fundador da Chevrolet Motor Car Company, Louis Chevrolet (145 anos)
Nascimento do treinador e ex-futebolista fluminense Joel Santana (75 anos)
Morte do pintor, escultor, gravador e ceramista catalão Joan Miró (40 anos) Dia do Natal
26 -
Concessão de cinco patentes a Edwin Armstrong pelos recursos básicos do sistema FM de rádio (90 anos)
27 - Nascimento do ator, cineasta e empresário francês, naturalizado russo Gérard Depardieu (75 anos)
Nascimento do compositor, instrumentista, cantor, produtor musical e arquiteto fluminense Maurício Tapajós (80 anos)
Prisão de Caetano Veloso e Gilberto Gil, por efeito do Ato Institucional nº 05 (55 anos)
28 - Morte do poeta, contista e jornalista fluminense Olavo Bilac (105 anos)
Nascimento do matemático húngaro de origem judaica, naturalizado estadunidense John von Neumann (120 anos) - contribuiu na teoria dos conjuntos, análise funcional, teoria ergódica, mecânica quântica, ciência da computação, economia, teoria dos jogos, análise numérica, hidrodinâmica das explosões, estatística e muitas outras as áreas da matemática. De fato é considerado um dos mais importantes matemáticos do século XX
29 - Nascimento do artista plástico paulista Cândido Portinari (120 anos)
Nascimento do compositor fluminense Maximiliano Carvalho de Bulhões, Max Bulhões (120 anos)
Entra em vigor a Constituição espanhola depois de quatro décadas de franquismo (45 anos)
Revogação, pelo Presidente Ernesto Geisel, dos atos de banimento aplicados pelo regime militar (45 anos)
Morte da socióloga, professora e escritora paulista Maria Isaura Pereira de Queiroz (5 anos) - foi premiada com o Prémio Jabuti 1967
30 - Morte do compositor paulista de música caipira João Baptista da Silva, o João Pacífico (25 anos)
Nascimento do folclorista, historiador, professor e jornalista potiguar Luís da Câmara Cascudo (125 anos) - foi um dos mais importantes pesquisadores das manifestações culturais brasileiras
Presidente Geisel anuncia o fim dos atos institucionais em discurso no rádio e na TV (45 anos)