Sheila Forato
Há pelo menos 30 dias o prefeito de Coxim, Aluizio São José (PSB), e sua equipe administrativa tem estudado medidas administrativas para conter gastos, que vão começar a ser anunciadas.
A primeira é a suspensão por tempo indeterminado dos convênios com CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) e o IEL (Instituto Euvaldo Lodi).
Era através do CIEE e IEL que a prefeitura mantinha 61 estagiários para atender diversas secretarias, associações, instituições e, até mesmo, órgãos estaduais.
Segundo o secretário de Gestão, Rufino Arifa Tigre Neto, a suspensão do convênio vai resultar em economia de quase R$ 40 mil ao mês. “Pode não parecer muito, mas, em um ano, são R$ 480 mil, ou seja, quase meio milhão de reais”, ponderou o secretário.
O prefeito lamentou a medida, enaltecendo o compromisso dos estagiários com o serviço público, demonstrado através de muita dedicação aos mais variados setores. Entretanto, Aluizio enfatizou que medidas se fazem necessárias para reestabelecer o equilíbrio financeiro do município.
“Estamos atravessando, mais uma vez, um período complicado, de quedas acentuadas nos principais repasses e precisamos intervir para equilibrar receitas e despesas”, frisou o prefeito. Ele acrescentou que outras medidas, também de contenção de gastos, serão anunciadas nos próximos dias.