Correio do Estado/AB
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizará no dia 2 de fevereiro (terça-feira), em Três Lagoas (MS), a segunda de três sessões presenciais que discutirão a instalação da ferrovia de Ouro Verde de Goiás (GO) a Três Lagoas (MS). O projeto integra a segunda etapa do Programa de Investimentos em Logística (PIL) do Governo Federal.
As audiências, que acontecem também em Anápolis, Goiás (26 de janeiro) e Brasília (16 de fevereiro), tem o objetivo de colher subsídios para aprimorar os estudos técnicos e as minutas de edital e de contrato que disciplinarão as condições em que se dará a concessão.
A ferrovia possui dois trechos: o primeiro é a continuação da Ferrovia Norte-Sul nos estados de Goiás e São Paulo. Já está em fase final de construção pela VALEC – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. A chegada ao município de Estrela D’Oeste/SP permitirá a conexão da Ferrovia Norte-Sul com a malha ferroviária existente concedida à ALL Malha Paulista S.A., possibilitando o acesso ao Porto de Santos.
Já o trecho ferroviário compreendido entre os municípios de Estrela D’Oeste (SP) e Três Lagoas (MS) atravessará uma região que possui grande vocação agrícola e industrial, com produção de celulose e que projeta a abertura de novos empreendimentos.
Após as audiências públicas, a Agência Nacional de Transportes Terrestres realizará o aprimoramento dos estudos técnicos, das minutas de contrato, o edital e do modelo econômico-financeira. A documentação será encaminhada ao Tribunal de Contas da União, que estudará o processo de outorga e o lançamento do edital de licitação.