Sheila Forato
Os bares e restaurantes de Coxim podem funcionar até às 23 horas a partir desta quinta-feira (11). É que o governo do Estado diminuiu a restrição para os municípios que estão nas bandeiras verde, amarela e laranja do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia). Com isso, o toque de recolher vai das 23 às 5 horas em 49 cidades de Mato Grosso do Sul.
Na verdade, se o governo do Estado levasse o próprio programa à risca, Coxim e mais quatro municípios da bandeira amarela (Jaraguari, Paraíso das Águas, Ribas do Rio Pardo e Rochedo) não teriam toque de recolher. O Prosseguir não recomenda a medida para cidades que estão nas bandeiras verde e amarela, que indicam graus baixo e tolerável para o contágio do Coronavírus (Covid-19).
Se dependesse apenas de Coxim o toque de recolher começaria a meia noite. Em 23 de outubro de 2020, o então prefeito, Aluizio São José (PSB), assinou o decreto 525/2020, diminuindo o horário do toque de recolher, com restrição de circulação da meia noite às 5 horas. O atual prefeito, Edilson Magro (DEM), manteve o horário.