VERSÃO DE IMPRESSÃO
Economia
11/04/2013 08:54:57
Bate recorde número de pessoas que buscaram credores para quitar dívidas em 2013
Levantamento da Serasa Experian aponta que no primeiro trimestre deste ano, 7,2 milhões de consumidores deixaram a lista de inadimplentes.

Da Assessoria/LD

\n \n Levantamento da\n Serasa Experian aponta que no primeiro trimestre deste ano, 7,2 milhões de\n consumidores deixaram a lista de inadimplentes. Um aumento de 4,5% em\n comparação com mesmo período do ano passado. O número é o maior já registrado\n para o primeiro trimestre desde 2006, quando iniciou a medição.\n \n Segundo os\n economistas da Serasa Experian, trata-se de uma boa notícia, pois cada\n consumidor teve que regularizar entre 3 e 4 dívidas de janeiro a março para deixar a lista de inadimplentes. \n \n Os economistas apontam que os principais motivos para o aumento de consumidores que regularizaram pendências são: a\n expansão das renegociações de dívidas (incluindo pela internet), os juros\n reduzidos, o desemprego baixo, a evolução da renda, além do menor ritmo de crescimento\n do endividamento no ano passado (2012), com decréscimo gradual do\n comprometimento da renda com prestações. Como a inadimplência do\n consumidor está numa trajetória decrescente, este é um bom momento para o\n consumidor colocar sua vida financeira em ordem, ressaltam os economistas.\n \n Veja abaixo as dicas dos economistas da Serasa Experian para controlar o\n orçamento da casa e evitar o superendividamento e a inadimplência. As\n orientações estão disponíveis também no link www.serasaconsumidor.com.br/dicaseconomistas.html\n \n Dicas\n \n 1ª Antes de ir ao supermercado, faça uma lista do\n que é preciso. Não vá com fome porque é sempre um estímulo para compras\n desnecessárias. Evite passear pelas gôndolas e experimentar os lançamentos.\n \n 2ª Também faça uma lista de compras necessárias no\n caso de roupas e sapatos. Isso evita agir por impulso.\n \n 3ª Procure fazer os pagamentos sempre em dia, seja de\n despesas fixas, financiamentos ou cartões de crédito, evitando juros e multas.\n \n 4ª Controle os gastos dos cartões de crédito de\n dependentes. Lembre-se que quanto maior o número de cartões de crédito que você\n tem, maior será a dificuldade para controla-los. Se há dificuldade em manter o\n controle, opte pelos cartões pré-pagos. O descontrole é a maior causa da\n inadimplência.\n \n 5ª No caso do telefone celular, procure planos\n familiares, em que há descontos quando se fala com determinadas pessoas ou com\n as da mesma operadora. Pesquise sempre.\n \n 6ª Lembre-se e reserve dinheiro, principalmente com\n recursos do 13º salário, férias e bônus, para as despesas sazonais, como volta\n às aulas, pagamento de IPVA e IPTU e demais datas comemorativas.\n \n 7ª Utilize a mesada como um aliado na educação\n financeira de seus filhos.\n \n 8ª Faça um fundo de emergência, na forma de\n poupança, para cobrir eventualidades, como: conserto de um eletrodoméstico,\n desemprego, caso de doença na família etc. Procure poupar o mesmo percentual do\n salário que você gasta em pagamentos de dívidas. Exemplo: poupe 10% de sua\n renda e faça prestações mensais equivalentes a no máximo 10% da mesma. É uma\n maneira mais segura de garantir a estabilidade financeira da família.\n \n 9ª Defina com a família as prioridades de gastos.\n Assim, fica mais fácil engajar todos no controle dos gastos.\n \n SerasaConsumidor\n \n SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações\n da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a\n auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e\n desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto\n da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e\n qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A\n melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o\n SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do\n crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no\n superendividamento.\n \n \n \n Apoiando-se no slogan Use a seu favor, o\n SerasaConsumidor coloca a tradição e a credibilidade da Serasa Experian para\n gerir o histórico de crédito do consumidor, para que ele possa tomar decisões\n de consumo mais adequadas e favoráveis às suas finanças.\n \n \n \n Para mais informações,\n visite www.serasaconsumidor.com.br\n \n \n \n Serasa Experian\n \n A Serasa Experian é líder na América Latina em\n serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No\n Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde\n a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores\n ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a\n tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time\n a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e\n indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior\n Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados\n digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação\n digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais\n seguros, ágeis e rentáveis. \n \n \n \n Constantemente orientada para soluções inovadoras em\n informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem\n contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a\n incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.\n \n \n \n Para mais informações, visite\n www.serasaexperian.com.br\n \n \n \n Experian\n \n A Serasa Experian é parte da Experian, líder\n mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a\n clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do\n risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing\n e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia\n pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na\n proteção a fraudes de identidade.\n \n \n \n A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores\n de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal\n encerrado em 31 de março de 2012 foi de US$ 4,5 bilhões. A empresa emprega cerca\n de 17.000 pessoas em 44 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda\n e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados\n Unidos, e em São Paulo, Brasil.\n \n \n \n Para mais informações,\n visite www.experianplc.com