VERSÃO DE IMPRESSÃO
Economia
09/03/2012 09:00:00
Brasil cultiva só 1% da produção mundial de seringueira
Porém, esses países que mais produzem já estão com expansão limitada, enquanto que o Brasil possui ainda áreas com capacidade de desenvolvimento no setor.

MS Notícias/AQ

O Brasil detém apenas 1% da produção \n mundial de seringueira, ficando atrás de países como a Tailândia com 36%\n da produção, Indonésia com 22%, Malásia 12%, China que representa 9% e a\n Índia com 6% da produção mundial da árvore. Porém, esses países que \n mais produzem já estão com expansão limitada, enquanto que o Brasil \n possui ainda áreas com capacidade de desenvolvimento no setor.
\n
\n “Caso uma empresa da Malásia, do ramo de luvas cirúrgicas, que cogita se\n instalar no Brasil, chegue a concretizar seu projeto, será suficiente \n para consumir toda a produção brasileira de látex atualmente,” afirma \n Getúlio Ferreira, palestrante do Programa Mais Floresta, ciclo de \n palestras de iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de \n Mato Grosso do Sul – Senar/MS.
\n
\n De acordo com o palestrante que também é empresário do setor, o \n município que possui um milhão de pés de seringueira gera cerca de R$ 25\n milhões no incremento do Produto Interno Bruto (PIB) e uma média de 350\n empregos diretos e 100 indiretos. “O Brasil para pensar em se intitular\n auto-suficiente no setor de seringueiras, deveria plantar atualmente o \n equivalente a 400 milhões de pés da espécie,” explica Ferreira.
\n
\n Os dados repassados na palestra ocorrida no município de Costa Rica (MS)\n nesta sexta-feira (9), mostram que o produtor deve, antes de qualquer \n coisa, buscar informações, para depois plantar. Acompanhamento técnico e\n atenção para a gradeação, irrigação, aplicação de calcário, curva de \n nível, e as ações que envolvem a abertura de valetas, alinhamento, \n adubação e pulverização também são apontadas como essenciais pelo \n empresário.
\n
\n A vantagem do plantio de seringueiras está justamente na adequação da \n atividade ao País. Todos os solos são apropriados para o cultivo, de \n argilosos a arenosos. As restrições são apenas para solos rasos com \n pedras ou áreas alagadas.
\n
\n A produção de borracha pode dar um lucro de até 55% para o produtor \n rural, que pode chegar a até R$ 8 mil/ha/ano. Os custos com manutenção, \n depreciação, mão-de-obra, equivalem a 45% do investimento. “O ponto \n forte da seringueira é que sua vida produtiva equivale a 40 anos, o que \n aumenta a renda do produtor e de seus herdeiros, e ao fim desse ciclo, a\n venda da madeira é capaz de financiar os sete anos de um novo plantio, \n desde que haja planejamento e a administração ideal do processo,” \n finaliza Clodoaldo Martins, superintendente do Senar/MS. \n \n \n