VERSÃO DE IMPRESSÃO
Economia
07/07/2021 10:40:00
Cointa orienta sobre certificação de produtos de origem animal

Da assessoria/SF

Foto: Divulgação/Cointa

Do dia 28 de junho ao dia 02 de julho, o médico veterinário coordenador do SIM-COINTA (Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal executado pelo Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari), Rafael Rezende A. S. Ramos, juntamente da consultora do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), a médica veterinária Leticia Vieira, realizaram visitas técnicas aos estabelecimentos indicados para possível adesão ao SISBI-Poa (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal).

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal é a equivalência dos serviços de inspeção sanitária, municipal, estadual e federal. Ele faz parte do SUASA (Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária) e veio para padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, garantindo a inocuidade e segurança alimentar.

No dia 28 de junho, a agroindústria que recebeu a consultoria foi o Apiário Luz da Manhã, do município de Camapuã. Na oportunidade, o proprietário Orildo Zanquet, Severino e a responsável técnica do estabelecimento, Julia Zanquet, receberam as últimas orientações do SIM-COINTA e MAPA para realizar as devidas adequações e aderirem ao SISBI.

Em São Gabriel do Oeste, foram realizadas visitas no Abatedouro Frigorífico Colonial Abates, de propriedade do senhor Vitor Ferreira Sordi e no Abatedouro Frigorífico de Pescado Recanto das Águas, de propriedade da senhora Geovana Tomazoni. Os responsáveis receberam todas as orientações técnicas na parte documental e operacional para que os estabelecimentos estejam aptos a serem aprovados pelo projeto do MAPA e consequentemente integrarem o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal.

Seguindo os trabalhos por toda a região que integra o Cointa e buscando a evolução das agroindústrias integrantes ao projeto, no dia 30 de junho, no Abatedouro Frigorífico de Pescado Ponte de Pedra, em Coxim, a empresária Tatiane também recebeu acompanhamento técnico e foi orientada sobre todos os procedimentos de adequações documentais e sobre procedimentos operacionais.

Concluindo a consultoria, no dia 1 de julho, a empresa visitada foi a Usina de Beneficiamento Laticínios Maria, em Costa Rica. Na oportunidade, a médica Veterinária Vanessa Paulino, coordenadora substituta do SIM-COINTA, representando o Coordenador Rafael, acompanhou a consultora do MAPA durante as orientações. Com o mesmo objetivo das demais visitas, o responsável técnico do estabelecimento e proprietário, recebeu todas as informações necessárias para a evolução do estabelecimento e adesão ao SISBI.

Atualmente, as empresas devidamente registradas no SIM-COINTA podem realizar a comercialização de seus produtos dentro dos 14 municípios que integram o consórcio, que são: Alcinópolis, Bandeirantes, Camapuã, Corguinho, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Jaraguari, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde, São Gabriel do Oeste e Sonora totalizando aproximadamente 170 mil habitantes.

O presidente do Cointa, Enelto Ramos, que é prefeito de Sonora, explica que o trabalho que vem sendo feito é fruto de parcerias entre os gestores municipais do norte do Estado e tem grande relevância para toda a população da região. “Esse trabalho vai colocar esses comerciantes no radar do mercado, vai fomentar a produção de produtos de qualidade, a venda e principalmente gerar renda. Vejo que essa certificação vai oferecer excelentes resultados a esses produtores e vai também, dar mais visibilidade à nossa região”, explicou o gestor que é prefeito de Sonora, cidade integrante do Cointa.