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Economia
12/11/2013 09:00:00
Consumidores gastarão R$ 708 milhões com compras de Natal em Mato Grosso do Sul
Uma pesquisa de intenção de compras para o Natal deste ano realizada pela Federação do Comércio (Fecomércio-MS) aponta que os consumidores sul-mato-grossenses pretendem gastar em torno de R$ 708 milhões este fim de ano.

Midiamax/AB

Uma\n pesquisa de intenção de compras para o Natal deste ano realizada pela \n Federação do Comércio (Fecomércio-MS) aponta que os consumidores \n sul-mato-grossenses pretendem gastar em torno de R$ 708 milhões este fim\n de ano. \n A estimativa é que também sejam injetados R$ 1,79 bilhão na \n economia do Estado com o salário dos empregos formais e a parcela do \n 13º, que ajudarão nas compras de Natal. “A esse valor serão agregados \n mais os gastos natalinos como decoração, comida e bebida para ceias e \n confraternizações, viagens e hospedagens”, afirma o presidente do \n Sistema Fecomércio MS, Edison Araújo. \n Com isto, a pesquisa feita em parceria com a Uniderp/Anhaguera \n aponta que 89% dos entrevistados vão às compras, contra 78% que \n confirmaram na pesquisa de 2012. Já para o presente, a média de gasto \n por cada um será de R$ 166,00, ou seja, menor que o ano passado que foi \n R$ 190,00, por presente. \n Para o diretor-superintendente do Instituto Fecomércio-MS, Thales\n Campos, a queda ocorreu porque as famílias estão mais conservadoras e \n pretendem quitar dívidas. \n Presentes \n De acordo com os entrevistados, os presentes serão destinados \n para a mãe (19%), filhos (21%), esposa (17%), pai (10%), namorada (7%) e\n irmãos (6%). 5% dos consumidores afirmaram que vão dar presentes para \n si mesmo. Os presentes citados pelos entrevistados são roupas (26%), \n brinquedos (16%), calçados (13%), perfumaria (12%), acessórios (8%), \n eletroeletrônicos (4%) e celulares (3%). Ao serem questionados sobre o \n que querem ganhar de presente, os entrevistados relataram que desejam \n roupas (17%), perfumaria (14%), calçados (11%),celulares (9%), \n eletroeletrônicos (8%) e viagens (7%), dentre os principais. \n