VERSÃO DE IMPRESSÃO
Economia
20/01/2023 13:54:00
Em 2022, Junta Comercial registrou abertura de 9,6 mil empresas em MS

CGNews/LD

A Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul) registrou a abertura de 9.602 empresas no exercício de 2022. O número está 3,55% acima do registrado em 2021, quando o Estado ganhou 9.273 novas firmas. Esse é o segundo recorde consecutivo da série histórica, conforme dados divulgados pela Semadesc(Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

O setor de serviços aparece como principal atividade entre as novas firmas, 6.587 empresas, representando 68,6% do total. Em seguida aparece o comércio com 2,6 mil empresas (27,08%) e, depois, indústria, com 415 novas firmas (4,32%) em 2022.

Campo Grande registrou a maior movimentação do setor com 4.074 novas empresas no ano, ou 42,43% do total. Na lista, segundo a secretaria, destaque para Ribas do Rio Pardo e Maracaju, na 8ª colocação.

O aumento, conforme dados do governo estadual, é consequência de medidas de incentivo e proteção dos negócios adotadas durante a pandemia da covid-19, como a dilatação dos prazos para pagamento de financiamentos e de impostos, tratativas com as empresas para manter os postos de trabalho, garantia de circulação das mercadorias e revisão de alíquotas.

Paralelo a isso, a Junta Comercial aprofundou as transformações tecnológicas que possibilitaram a migração de todos seus serviços para a plataforma digital, conferindo agilidade, segurança e simplicidade nos procedimentos por parte dos usuários.

Entre os exemplos citados pelo diretor-presidente da Junta, Augusto Castro, estão a modernização dos serviços, o registro automático de empresas mercantis, em que possibilita ao usuário, utilizando os modelos padrões disponíveis no sistema e após o preenchimento da documentação, como assinatura digital e demais procedimentos automáticos, a imediata emissão do CNPJ da empresa.