Da redação/PCS
Na reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedrs/MS), na manhã desta sexta-feira (18), o secretário de Desenvolvimento do município de Rio Brilhante, Natal José Marchioro, apresentou um balanço do trabalho realizado nos assentamentos daquele município, no fomento a piscicultura.
Buscando a convergência dos diversos programas Governamentais disponíveis para atendimento dos assentamentos, o Conselho atua como um importante elo entre as instituições buscando o alinhamento dos trabalhos para celeridade dos processos e conquista de melhores resultados.
Nesse sentido, considerando ser prerrogativa do Cedrs/MS o estimulo as parcerias, constantemente são oportunizados em suas reuniões a apresentação de resultados de casos de sucesso, como é o caso.
Na busca por fomentar a atividade da piscicultura no município, diversificar a produção e ampliar a renda do pequeno produtor a Prefeitura através da Secretaria de Desenvolvimento e com parcerias com órgãos do Governo Federal e do Estado, realizam um trabalho planejado para atender os assentamentos, seguindo o critério da proximidade um com o outro. Utilizando a escavadeira cedida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, através de um trabalho que começou em 2013, já foram abertos 198 tanques para criação de peixes, explicou o Secretário.
Segundo Natal, além da abertura dos tanques, os produtores são atendidos em outros processos da cadeia como na aquisição dos primeiros alevinos. “Logo que o tanque fica pronto entregamos 350 alevinos de tambacu”, comenta.
Ele explicou que esse tipo de peixe foi escolhido por ser menos trabalhoso que outras espécies. Na sequencia é realizado o cadastro do produtor junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, para que possam ter acesso aos programas de incentivo a produção e ao final também fica na responsabilidade da Secretaria que ele comanda a comunicação ao Imasul de cada tanque aberto, com dados completos sobre sua localização e medidas.
Entre os bons resultados do projeto, Natal destaca os números da Agrovila Zé Cazuza, onde vivem 54 famílias e 36 tanques foram construídos, ressaltando os enormes desafios que foram ultrapassados para adequar documentação dos produtores e com mais ênfase as inúmeras possibilidades de crescimento e expansão da atividade no município.
Para Natal é irreversível o crescimento da atividade, dado o trabalho do município com os parceiros e ainda aos números que indicam significativo crescimento do consumo de peixes em todo País. “A atividade é rentável, o produto é saudável e o custo é bem menor. A piscicultura tem tudo para dar certo no nosso Estado e temos certeza que esse Governo que ai está tem consciência disso e, muito ainda nos ajudará”, finalizou.