A partir desta quarta-feira (08), Coxim e mais 72 municípios de Mato Grosso do Sul que são atendidos pela Energisa, serão atingidos pelo novo reajuste tarifário no consumo de energia elétrica. O reajuste foi aprovado na manhã desta terça-feira (7) pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Conforme a Aneel, para os consumidores residenciais dos 73 municípios o reajuste é de 2,74%. Para outras categorias de consumidores, como os que utilizam alta tensão, o aumento médio é de 3,64% e 3,02% para baixa tensão. Em média as tarifas ficam 3,22% mais caras.
Segundo a agência, os novos valores serão aplicados já a partir desta quarta-feira em 942 mil unidades consumidoras atendidas pela Energisa em Mato Grosso do Sul. Já nos municípios de Anaurilândia, Santa Rita do Pardo, Brasilândia, Selvíria e Três Lagoas, que são servidas pela Elektro não haverá aumento.
No fim de fevereiro, a Aneel já havia autorizado um aumento 27,9% no valor da energia elétrica distribuída pela Energisa no estado em razão de uma revisão extraordinária das tarifas devido um desequilíbrio nas contas das distribuidoras. Já o aumento autorizado nesta terça (7) é um reajuste ordinário, que ocorre uma vez por ano.
Em Mato Grosso do Sul, além dos reajustes na tarifa, o consumidor também está pagando mais caro pela energia já que está em vigor a bandeira tarifária na cor vermelha, o que significa que as condições para a geração de energia no país estão mais custosas e que a tarifa terá um acréscimo de R$ 5,50 (sem impostos) para cada 100 kWh consumidos.
(Com informações do Agrodebate)