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Economia
22/08/2012 11:40:44
Faturamento do comércio eletrônico no Brasil sobe 21% no 1º semestre
Conforme pesquisa, o setor faturou R$ 10,2 bilhões no período. Brasil já tem 37,6 milhões de consumidores de comércio on-line.

G1/PCS

\n \n O comércio eletrônico no Brasil faturou R$ 10,2 bilhões no primeiro semestre\n de 2012, um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado,\n quando foram registrados R$ 8,4 bilhões em vendas, revelou a 26ª edição da\n pesquisa WebShoppers, divulgada nesta quarta-feira (22) pela consultoria e-bit,\n empresa especializada em informações do setor.\n \n Conforme a pesquisa, feita em 8 mil lojas virtuais, 5,6 milhões de pessoas\n fizeram a sua primeira compra on-line no primeiro semestre deste ano. Com isso,\n o Brasil já tem 37,6 milhões consumidores de comércio eletrônico, segundo a\n e-bit.\n \n No período analisado, cerca de 29,6 milhões de encomendas foram feitas nas\n lojas virtuais brasileiras, com um tíquete médio de R$ 346. No primeiro\n semestre de 2011, foram registrados 25 milhões de pedidos. O Dia dos Namorados\n e o Dia das Mães contribuíram com R$ 1,7 bilhão, ou 16,6%, do total faturado no\n primeiro semestre, segundo a e-bit.\n \n Previsão
\n Para o segundo semestre de 2012,\n a consultoria espera que o setor cresça 20% em relação\n ao mesmo período do ano passado, faturando mais R$ 12,2 bilhões no período. Com\n isso, o comércio eletrônico fecharia o ano com um faturamento total de R$ 22,5\n bilhões, um crescimento de 20% em relação a 2011.\n \n O mercado de compras coletivas totalizou mais de 12 milhões de cupons\n vendidos a um ticket médio de R$ 60 no primeiro semestre. Foram 83.233 ofertas\n anunciadas, cujos descontos geraram uma economia de R$ 1,4 bilhão para os\n brasileiros, conforme a pesquisa.

\n Em junho, 1,3% das compras on-line foram realizadas por meio de aparelhos\n móveis, como smartphones e tablets. No mesmo período de 2011, esse número era\n de 0,3%. A maioria dos consumidores on-line que usaram esses dispositivos são\n mulheres, com participação de 53%.\n \n \n Amazon.com
\n A pesquisa da e-bit revelou que, enquanto o tíquete médio de compras feitas\n fora do país é de R$ 158, na Amazon, a gigante varejista dos EUA, é de R$ 172.\n O valor é ainda inferior à concorrente BestBuy, que registrou um tíquete médio\n de R$ 212 dos brasileiros.

\n Conforme o estudo, 26% dos clientes que já compraram na Amazon já ouviram falar\n que a empresa americana terá uma loja no Brasil em breve. Somente 4%\n informaram que não comprariam na Amazon do Brasil, enquanto 48% compraria um\n produto na gigante americana.\n