Economia
23/11/2012 11:52:00
Gol anuncia fim da Webjet e demissão de 850
A Gol informou que, a partir desta sexta-feira, inicia o processo de encerramento das atividades de sua controlada Webjet e a descontinuidade de sua marca.
Estadão/HJ
\n \n A\n Gol informou que, a partir desta sexta-feira, inicia o processo de encerramento\n das atividades de sua controlada Webjet e a descontinuidade de sua marca.
A\n primeira medida é a extinção das operações de voo. De acordo com a Gol, a\n Webjet possui um modelo de operação com base em uma frota composta majoritariamente\n por aviões modelo Boeing 737-300, de idade média elevada, alto consumo de\n combustível e defasagem tecnológica.
"Com os novos patamares de custo do\n setor no Brasil, esse modelo deixou de ser competitivo", informa a empresa\n em fato relevante.\n \n Segundo\n o comunicado, os clientes e passageiros da Webjet serão integralmente\n assistidos pela Gol, e terão seus voos garantidos, permanecendo a Gol, a partir\n dessa data, responsável por todos os serviços de transporte aéreo e assistência\n a esses passageiros. O presidente da Gol, Paulo Kakinoff,nbsp;disse ainda que\n nenhuma frequência será cortada, pois as frequências atuais da WebJet passam a\n partir de hoje a serem atendidas pela Gol. \n \n Como\n consequência do encerramento das operações, a Webjet desliga aproximadamente\n 850 colaboradores entre tripulação técnica, tripulação comercial e manutenção\n de aeronaves. Após os cortes, a empresa ficará com pouco mais de 17 mil\n empregados, segundo Kakinoff. No final do ano passado, a empresa tinha cerca de\n 20,5 mil trabalhadores.\n \n Segundo\n ele, aproximadamente 450 funcionários da WebJet serão absorvidos pela Gol -\n principalmente pessoal que atua nos aeroportos. Entre as 850 demissões, são\n cerca de 140 tripulantes técnicos (comandantes e copilotos), 400 da equipe\n comercial e os demais da área de manutenção. Outros 150 e 200 funcionários\n permanecerão ao longo dos próximos meses durante a fase de transição do fim da\n empresa.\n \n Kakinoff\n disse que a decisão do fim da WebJet foi tomada nesta semana e começou a ser\n analisada pelas diretorias de ambas as empresas após a aprovação da fusão pelo\n Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).\n \n Custos e oferta\n \n Com\n essa decisão e as consequências dela decorrentes, a companhia estima um aumento\n pontual de custos durante o quarto trimestre de 2012, que, de acordo com a Gol,\n serão oportunamente informados. "Tais medidas deverão resultar em uma\n operação mais eficiente a partir de 2013", afirma a empresa.\n \n Com\n relação à frota Boeing 737-300 da Webjet, estima-se a devolução total das 20\n aeronaves até o final do primeiro semestre de 2013, sendo 16 dessas devolvidas\n até o final do primeiro trimestre do próximo ano. \n \n Nesse\n cenário de redução de sua frota, a Gol prevê uma redução da oferta doméstica\n (ASK) entre 5% e 8% no primeiro semestre do ano de 2013 na comparação com o\n mesmo período de 2012. "Essas medidas reforçam o comprometimento da Gol na\n recuperação de suas margens operacionais e na sustentabilidade do\n negócio", informa o fato relevante.\n \n \n \n \n
A\n primeira medida é a extinção das operações de voo. De acordo com a Gol, a\n Webjet possui um modelo de operação com base em uma frota composta majoritariamente\n por aviões modelo Boeing 737-300, de idade média elevada, alto consumo de\n combustível e defasagem tecnológica.
"Com os novos patamares de custo do\n setor no Brasil, esse modelo deixou de ser competitivo", informa a empresa\n em fato relevante.\n \n Segundo\n o comunicado, os clientes e passageiros da Webjet serão integralmente\n assistidos pela Gol, e terão seus voos garantidos, permanecendo a Gol, a partir\n dessa data, responsável por todos os serviços de transporte aéreo e assistência\n a esses passageiros. O presidente da Gol, Paulo Kakinoff,nbsp;disse ainda que\n nenhuma frequência será cortada, pois as frequências atuais da WebJet passam a\n partir de hoje a serem atendidas pela Gol. \n \n Como\n consequência do encerramento das operações, a Webjet desliga aproximadamente\n 850 colaboradores entre tripulação técnica, tripulação comercial e manutenção\n de aeronaves. Após os cortes, a empresa ficará com pouco mais de 17 mil\n empregados, segundo Kakinoff. No final do ano passado, a empresa tinha cerca de\n 20,5 mil trabalhadores.\n \n Segundo\n ele, aproximadamente 450 funcionários da WebJet serão absorvidos pela Gol -\n principalmente pessoal que atua nos aeroportos. Entre as 850 demissões, são\n cerca de 140 tripulantes técnicos (comandantes e copilotos), 400 da equipe\n comercial e os demais da área de manutenção. Outros 150 e 200 funcionários\n permanecerão ao longo dos próximos meses durante a fase de transição do fim da\n empresa.\n \n Kakinoff\n disse que a decisão do fim da WebJet foi tomada nesta semana e começou a ser\n analisada pelas diretorias de ambas as empresas após a aprovação da fusão pelo\n Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).\n \n Custos e oferta\n \n Com\n essa decisão e as consequências dela decorrentes, a companhia estima um aumento\n pontual de custos durante o quarto trimestre de 2012, que, de acordo com a Gol,\n serão oportunamente informados. "Tais medidas deverão resultar em uma\n operação mais eficiente a partir de 2013", afirma a empresa.\n \n Com\n relação à frota Boeing 737-300 da Webjet, estima-se a devolução total das 20\n aeronaves até o final do primeiro semestre de 2013, sendo 16 dessas devolvidas\n até o final do primeiro trimestre do próximo ano. \n \n Nesse\n cenário de redução de sua frota, a Gol prevê uma redução da oferta doméstica\n (ASK) entre 5% e 8% no primeiro semestre do ano de 2013 na comparação com o\n mesmo período de 2012. "Essas medidas reforçam o comprometimento da Gol na\n recuperação de suas margens operacionais e na sustentabilidade do\n negócio", informa o fato relevante.\n \n \n \n \n