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Economia
10/11/2012 07:29:23
Hora de comprar pela internet para o Natal é já, diz especialista
O atraso ou a não entrega de produtos é a principal reclamação em relação ao comércio pela internet e, com as festas de fim de ano, especialistas recomendam a antecipação das compras.

Folha/PCS

Foto: Daniel Marenco
\n \n O\n atraso ou a não entrega de produtos é a principal reclamação em relação ao\n comércio pela internet e, com as festas de fim de ano, especialistas recomendam\n a antecipação das compras. \n \n "O\n ideal é que as pessoas programem as compras com um mês de antecedência, para\n não correr o risco de atrasar ou faltar produtos devido à alta demanda",\n diz Pedro Guasti, diretor do e-bit. \n \n De\n acordo com Gerson Rolin, diretor de comunicação da Câmara Brasileira de\n Comércio Eletrônico, o Natal é a época mais aquecida para o varejo on-line.\n "O faturamento desse período é 150% maior que no resto do ano." \n \n Para\n este ano, a expectativa é que a data movimente R$ 3,1 bilhões em vendas pela\n internet, aumento de 20% na comparação com o mesmo período de 2011. \n \n Já\n o faturamento anual esperado é de R$ 22,5 bilhões, alta de 20% em relação ao\n ano passado. \n \n A\n dificuldade de receber o produto em casa -ou a não entrega- é uma das\n principais reclamações no Procon-SP, ainda que esteja em queda. Segundo o\n Procon-SP, houve 8.669 reclamações desse tipo no primeiro semestre, o\n equivalente a 42,2% do total de problemas. \n \n Na\n comparação com o mesmo período do ano passado, houve queda de 23%. \n \n Problemas\n \n \n "A\n internet é a melhor ferramenta para pesquisar preços", diz Fátima Lemos,\n assessora técnica do Procon-SP. "Mas é preciso desconfiar de ofertas\n mirabolantes", diz. \n \n Segundo\n Lemos, o prazo para desistência de compras pela internet é de sete dias após a\n compra ou recebimento do produto. \n \n Para\n evitar problemas, especialistas recomendam, por exemplo, que o internauta\n cheque se a loja tem atendimento no pós-venda e que ele salve a tela do\n computador com as ofertas e a confirmação do pedido. \n \n O\n consumidor que tiver algum problema deverá entrar em contato com a empresa e,\n se nada for resolvido, deverá reclamar no Procon-SP pelo telefone 151 ou pelo site\n do Procon.\n \n \n